RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Câmara Municipal de Brasiléia realiza quinta sessão ordinária de 2018

A quinta sessão de 2018 foi marcada pela entrega da moção de aplausos para a direção da Rádio Aldeia FM 90.3 oferecida pelo vice-presidente Rozevete.

Publicados

Política

A quinta sessão de 2018 foi marcada pela entrega da moção de aplausos para a direção da Rádio Aldeia FM 90.3 oferecida pelo vice-presidente Rozevete.

Por Paula Alcântara 

A quinta sessão ordinária do segundo ano legislativo da 14ª legislatura foi realizada na manhã desta terça-feira na sala das sessões José Cordeiro Barbosa, onde contou com a presença dos vereadores: Sabá Moraes (PT), Edu Queiroz (PT), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB), Joelso Pontes (PP), Charbel Reis Saad (PP), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e o Presidente da Câmara Rogério Pontes (MDB).

O Vereador Charbel Reis Saad (PP), no uso de suas atribuições, disse que o ano de 2017 foi um ano de retrocesso na Câmara Municipal de Brasileia, tendo em vista, que tem bons projetos tramitando na Casa e não foram postos em votação e falou da importância do assessor Jurídico do Poder Legislativo que tem desenvolvido um ótimo trabalho, o parlamentar disse ainda que tinha algumas moções de aplausos, mas que iria deixar para a próxima sessão exceto uma que o vereador Charbel dedicou ao SEBRAE em nome do Gerente regional Jorge Saad pelo ótimo serviço prestado para o Município e principalmente para o micro empreendedor individual.

O Vereador Joelso Pontes (PP), no uso de suas atribuições, pediu que providências para a Rua Marechal Rondon mais conhecida por Rua da Goiaba localizada no Centro e para a Rua Angelina Housten localizada no Bairro Alberto Castro, o parlamentar pediu também providências para a Rua José André de igual forma pediu que a secretaria de obras pudesse está colocando ou borra de asfaltou ou qualquer outro meio de concreto na parte comercial que está sofrendo com o acúmulo de água da Avenida Dr. Manoel Marinho Montes, pediu também que o DNIT que pudesse estar realizando novamente um tapa buracos não só na Marinho Montes, mas também na Rui Lino e também na Pontes ainda para o DNIT que possa está recuperando trecho na BR-317 km 2 da Estrada do Pacífico, precisamente em frente a borracharia do foquinha pediu ainda que a secretaria de obras recupere um bueiro no Bairro Alberto Castro precisamente na Rua Tomé de Castro bem na ladeira, Joelso solicitou ainda iluminação pública para o Bairro 28 de Maio, pois os moradores já estão pagando a tarifa do talão.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco: Nota pública à comunidade escolar e à população da Capital

O Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB), no uso de suas atribuições, parabenizou o gerente regional do SEBRAE Jorge Saad, o secretário de Cultura Raimundo Lacerda, o Coordenador da Rádio Aldeia FM 90.3 Fernando Oliveira que recebeu uma moção de aplausos do Vice-presidente da Casa Rozevete durante a quinta sessão, o parlamentar deu início às suas indicações pedindo providências para um bueiro localizado no Bairro Alberto Castro e pediu também que fosse feito três pontes no Ramal do Km 19, no ramal linha 8, do Chico Leal até a Cajazeira, o parlamentar pediu ainda que o Governo do Estado possa estar arrumando a ponte José Augusto que liga Brasileia e Epitaciolândia e solicitou que fosse instalado a rede de luz que a prefeitura pudesse está providenciando e a rede de água que o DEPASA possa estar instalando a rede no Bairro 28 de Maio.

O vereador Edu Queiros (PT), no uso de suas atribuições, falou sobre a situação da Ponte José Augusto que a população precisa de atentar para uma questão, disse Edu: “Parece que a Ponte é só de Brasileia, só Brasileia usa, nós temos dois municípios Brasileia e Epitaciolândia, se for pensar teoricamente falando seria viável pensar metade responsabilidade de Brasileia e metade responsabilidade de Epitaciolândia, que isso pudesse virar na prática, estão querendo jogar a responsabilidade toda para a prefeita Fernanda Hassem, mas se todos se unissem Prefeitura de Brasileia, Prefeitura de Epitaciolândia e Governo do Estado com certeza ia dar certo”, outra questão que o parlamentar indagou foi sobre o Hospital de acordo com Edu isso é um problema que se alastra mesmo é um problema sério e disse que o Governo não tem se eximido de sua responsabilidade, o parlamentar destaca ainda que os recursos são liberados por etapas, não é mais como antigamente que vinha o valor todo de uma vez e a obra era iniciada e concluída de uma vez só, e falou das dificuldades que o Hospital de Brasileia está passando ressaltando sobre as dificuldades que o estado e o país estão passando.

Leia Também:  Prefeito Zequinha Lima e o vice Henrique Afonso se reuniram para avaliar os primeiros sessenta dias de mandato

O Vereador Rosildo Freitas (PT), no uso de suas atribuições, falou da importância de fazer um seminário em Brasileia para discutir o turismo e pediu que a prefeitura em parceria com o DETRAN possa está colocando um agente de trânsito educador na Avenida Marinho Montes pelo menos das hs: 7:00 até as hs 11:00 para estar fazendo um trabalho de educação e não de repressão e pediu ainda que a prefeitura em parceria com o DNIT possa está fazendo uma parada de transportes dos passageiros da Zona Rural desde o Padre Cícero até a Casa do Doce, o parlamentar pediu ainda que a prefeitura pudesse estar estabelecendo alguns parâmetros de ramais “Eu queria que a prefeitura pudesse estar fazendo um programa de recuperação de ramais até a casa do Produtor”, disse Rosildo, o Vereador pediu ainda que a prefeitura pudesse estar fazendo um projeto de apoio à construção de casas populares não só da zona urbana como também da zona rural.

O vereador Rozevete Honorato (PSB), no uso de suas atribuições, disse que ficou feliz que abordaram o assunto sobre o ramal da Cajazeira, Eletra e km 18 e houve um entendimento durante uma conversa com o gerente de ramais, o parlamentar falou da conversa que teve com o secretário de obras Carlinhos do Pelado sobre as pessoas não saber com que estava a pasta de ramais se era com a secretaria de obra ou se era com a secretaria de agricultura e foi esclarecido que os ramais estão sendo de responsabilidade da secretaria de obras, sendo que o secretário de agricultura está contribuindo muito com a experiência que tem e falou a respeito das casas populares que o vereador Rosildo já havia falado, pois Roze sabe da importância de um projeto como este, e finalizou falando de um projeto da secretaria de ação social referente ao auxílio funerário, “Esse auxílio é uma pequena quantia R$ 2.000,00 para atender quatro famílias que não tem condições de arcar com as despesas de um funeral do ente querido”, indagou Rozevete e pediu que o projeto fosse colocado em votação na Câmara de Brasileia para que este valor seja aumentado.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Edvaldo apresenta projeto de decreto legislativo para sustar atos que destituíram diretora e coordenadora de ensino da Escola Armando Nogueira

Publicados

em

O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou, nesta quarta-feira (17) um projeto de decreto legislativo que visa sustar as portarias que destituíram dos cargos de diretora, a servidora Ada Cristina Nunes, e a coordenadora de Ensino, Robenilde Mesquita de Abreu. Ambas trabalham na Escola Estadual de Ensino Médio Armando Nogueira. As portarias foram assinadas pelo secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho.

“Nós estamos diante de um novo ato numa escola que tem como símbolo o Armando Nogueira, perseguido pela ditatura, um acreano. Se afastou de forma arbitrária, apressada e ilegal, não apenas a diretora, mas também a coordenadora de Ensino porque expuseram uma prática conhecida de todas as escolas que é a entrega da merenda escolar de qualidade inferior. Quando se abre esse debate, a Secretaria de Educação ao invés de expor quem está cometendo o erro, pune para dizer para as demais escolas que é assim o riscado. Foi por isso que eu tomei essa iniciativa. Eu não vou pedir para nenhum deputado que apoie esse decreto. Só vou pedir a oportunidade para debater na Comissão de Constituição e Justiça esse decreto, na presença delas [professoras destituídas], para lhes contar o que elas me contaram”, disse Edvaldo Magalhães.

Leia Também:  Em Cruzeiro do Sul, campanha de Combate a Violência Sexual contra crianças e adolescentes terá ações preventivas

Ainda de acordo com o parlamentar, a Secretaria de Estado de Educação cometeu “um ato antidemocrático” e “ilegal”, além de “estar se omitindo de tomar providências e joga a responsabilidade para as unidades de ensino”.

“Esse decreto é para provocar a oportunidade do direito de defesa dessas duas profissionais da Educação. Amanhã é dia de paralisação da Educação, estarão em luta. Agora estão querendo transformar as professoras em ladra da merenda escolar. Não se discute que àquele servidor de apoio, que estão com três salários atrasados, eles vão e comem, aliás está proibido”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA