RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

Conversei ontem no início da noite com o candidato ao governo, Coronel Ulisses Araújo (foto), sobre as investidas do MDB e outros interlocutores, para que abandone a sua candidatura majoritária para vir se juntar na coligação que apóia a candidatura a governador do senador Gladson Cameli (PP).

Publicados

Crica

Ulisses: “minha candidatura é irreversível”

Conversei ontem no início da noite com o candidato ao governo, Coronel Ulisses Araújo (foto), sobre as investidas do MDB e outros interlocutores, para que abandone a sua candidatura majoritária para vir se juntar na coligação que apóia a candidatura a governador do senador Gladson Cameli (PP). Confirmou as investidas, mas reafirmou o que vem deixando claro em todas as entrevistas: “minha candidatura ao governo é irreversível”. Discorda da tese de que a unidade da oposição deve ser no primeiro turno. “Será que eu indo para lá uniria todos? Acho que não!”, avalia. Destacou que esta unidade pode acontecer num segundo turno, tenha ele como candidato ou como apoiador. Ontem na parte da tarde teve uma longa conversa com o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM), seu principal aliado e decidiram não mais discutir outro assunto que não seja o do planejamento da sua candidatura a governador. Com isso morrem os boatos de que tinha sido cooptado. Quanto ao nome do vice ainda não foi escolhido.

QUEM FALA A VERDADE?

A política é dinâmica. Após a declaração recebi a informação de que o deputado federal Flaviano Melo (MDB) tinha comunicado ao senador Gladson Cameli (PP) que Ulisses Araújo tinha aceitado ser vice. Quem fala a verdade? Flaviano Melo ou Ulisses Araújo? Ulisses vai dar uma rasteira no Bocalon e nos que sustentam a sua candidatura? Como ficará sua imagem, sua palavra, se recuar? E o PSDB vai como partido organizado aceitar ser humilhado pela troca por um nome que nunca foi submetido às urnas? São questões a serem respondidas. O Gladson já mediu o tamanho da encrenca em deixar o PSDB fora porque Flaviano Melo, Vagner Sales e Márcio Bittar querem?  O certo é que até quinta-feira tudo pode acontecer. Ou nada!

ESTÃO REGREDINDO?

O Flaviano Melo, Vagner Sales e Márcio Bittar que a todo custo, na marra, querem colocar o Coronel Ulisses Araújo de vice na chapa do governo do Gladson Cameli, sob o lema de “unidade” da oposição, estão regredindo politicamente? Acham que, o Rocha, o PSDB, aceitariam rindo ter Ulisses de vice do Gladson? Humilhando-o com um escanteio? É até para achar graça! Longe de unir, o espatifado estaria feito na oposição. Ai sim, adeus unidade! O que o Rocha vai bater neste, Ulisses no Flaviano Melo e no Márcio Bittar, quero passar longe. O senador Gladson Cameli vai aceitar pagar esta conta? Deixa rolar.

OUTRA PERGUNTA

Eu ainda acredito na palavra que me disse o Coronel Ulisses Araújo ser irreversível sua candidatura e que não é homem de várias palavras. Ainda acredito. O tenho até aqui como um homem de bem. Mas se negar tudo isso aceitando a pressão do MDB, traindo o Bocalon que lhe deu a mão, por ele renunciou benesses da direção nacional do DEM, brigou publicamente, quem garante que se for o vice e o Gladson ganhar não terá a mesma conduta para tentar assumir o governo? Diz o ditado que: trair e coçar é só começar. Repito: até que prove o contrário tenho o Ulisses como uma pessoa séria. Aguardemos, aguardemos……

BRUNETA NA GUILHOTINA

Numa briga que está dando o que falar em Cruzeiro do Sul, pela protagonista ter sido durante os dois mandatos do prefeito Vagner Sales (MDB) um nome da sua extrema confiança, foi secretária de Saúde e por pouco não foi escolhida para disputar a prefeitura pelo MDB, a vereadora mais votada do município, Lucila Bruneta, que deixou o partido sem explicações, foi acionada na justiça eleitoral pela assessoria jurídica do MDB, pela perda do mandato.

NÃO DEU SATISFAÇÃO

Foi explicado à coluna que a vereadora Lucila não deu uma justificativa para o seu pedido de desligamento do MDB, o que segundo advogados do MDB, complica a sua situação jurídica. “O mandato é do partido e não de quem está no mandato”, sustentam os advogados. No seu caso não se aplica a janela partidária e nem a mesma legislação para prefeitos.

EXPLICAÇÃO NA JUSTIÇA

A defesa da vereadora Lucila Bruneta será de que deixou o MDB por este ter ferido o seu programa partidário com o envolvimento das suas lideranças em constantes casos de corrupção, com que a vereadora não concorda. A defesa já está na justiça eleitoral.

Leia Também:  Coluna do Crica

DOBRADINHA PROVOCADORA

Lucila Bruneta, segundo amigos, pensa em se filiar ao PP, ser candidata a deputada estadual, numa dobradinha com o candidato a deputado federal Rudiley Estrela (PP), que é apoiado pelo prefeito Ilderlei Cordeiro. Neste caso a briga com o MDB vai engrossar: Ilderlei virou adversário ferrenho do seu criador, o ex-prefeito Vagner Sales (MDB).  Vagner é candidato à ALEAC.

NOTA DE 300 REAIS

Recebi mensagem do ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) dizendo que o comentário feito pela coluna sobre sua posição e a do Coronel Ulisses de não arredar de ser candidato ao governo, retrata a realidade: “temos palavra”. Mas foi o que comentei: se o Coronel Ulisses Araújo aceitar vir voltar atrás na sua candidatura valerá na política menos que uma nota de 300 reais.

VELHA POLÍTICA

A velha política é condenada pela população quando se promete ser candidato para criar uma situação de chantagem e receber benefícios para voltar atrás. O povo costuma jogar na lata do lixo político quem assim age, sempre no interesse pessoal. Certo, o Coronel Ulisses? Essa é uma praia perigosa!

ESPATIFA O NINHO DA PATA

Não me interessa quem será o vice na chapa do senador Gladson Cameli (PP), se o Chico , a Chica, o João ou a Maria, para mim pouco importa, não preciso de nenhum deles, mas não posso deixar de comentar que, se até quinta-feira, como prometeu, Cameli não sair o vice o ninho da pata estará espatifado.

NÃO ADIANTA ESCONDER

Está escancarado. Não se comenta outra coisa nas rodas políticas que este puxa-encolhe na escolha do vice, com todo dia aparecendo um nome novo. Isso passou para a opinião pública uma imagem negativa de bagunça dentro da oposição, com prejuízo para o candidato Cameli.

AGINDO NAS SOMBRAS

Também não se pode esconder que o MDB com Flaviano Melo e Márcio Bittar não desistiram e continuam agindo nas sombras dos bastidores para tentar convencer Ulisses Araújo a aceitar ser vice do senador Gladson Cameli (PP). Está em cheque o caráter do polêmico Coronel. Querem porque querem detonar o Major Rocha.

DECIDIDO, EM TESE!

Por ter envolvido todos os personagens principais da oposição na discussão, não há mais nenhum clima de recuo da decisão que escolheu o deputado federal Major Rocha (PSDB) para vice na chapa do senador Gladson Cameli (PP). O anúncio oficial será feito nesta quita-feira. Mas não garanto nada, sou como São Tomé, ver para crer!

NEM UM CENTAVO FURADO

Mas se me perguntarem se aposto de que até quinta-feira não poderá haver mudança no nome do vice, respondo sem titubear: – eu não aposto um centavo furado. É bem simples, depois de tudo que aconteceu me sinto no direito de só crer após o anúncio oficial.

NUNCA CHEGOU A ESTE PONTO

É injustiça não considerar que o prefeito Marcus Alexandre dobrou o número de equipes trabalhando em operações tapa-buracos, até na parte noturna, que está chovendo acima da média, o que dificulta o trabalho, mas não se pode também desconhecer que a cidade está uma tábua de pirulito de tantos que são os buracos. Na sua gestão nunca chegou a este ponto. Se fosse um jogo de futebol estaria Buracos 7 x EMURB 1.

EXPLICAÇÃO REPASSADA

Ontem, me foi repassada uma informação na qual pode estar a raiz do problema. A de que, antes o governo entrava com uma ajuda financeira para a PMRB deixar a cidade sem buracos, quando o cofre secou, o prefeito Marcus Alexandre teve que se virar com recursos próprios. Só que este é um detalhe que não interessa à população, quer ver resultados, não importa como.

ÚLTIMOS DEGRAUS

E não há mais tempo suficiente para o prefeito Marcus Alexandre solucionar os problemas causados pelos buracos na cidade, está pisando os últimos degraus para deixar a PMRB, entregará o cargo para a vice-prefeita Socorro Nery, no próximo dia 7 de abril.

É O QUE O POVO OLHA

Leia Também:  Coluna do Crica

O prefeito Marcus Alexandre aumentou o número de unidades de Saúde, foram raras as reclamações de falta de remédios, espalhou mais de uma dezena de creches pela cidade, aumentou a oferta de vagas na Educação, a coleta de lixo é boa, não se conhece um escândalo na sua gestão, mas se o visual da cidade, as ruas não estiverem sem buracos, o povo só vê isso. As ruas são as vitrines de uma cidade, as demais conquistas não estão à vista da população.

PÉ DE BRIGA

Quer ver o Dr. Raiz ficar em pé de briga é alguém falar mal do candidato ao Senado, deputado Ney Amorim (PT) e do candidato ao governo Marcus Alexandre (PT). Fica bravo. “Meu padim, a oposição está comemorando o que não ganhou ainda, vão perder a eleição de novo”, vaticina.

REFORÇA A LEGENDA

A entrada do deputado Eber Machado no PDT, acabou com o namoro da oposição, que sonhava em tê-lo no palanque nesta eleição. Reforça com seus votos também a legenda da chapinha para Federal da FPA, e a garantia de que a coligação elege um deputado federal.

CAFÉ NO BULE

O candidato a deputado federal Rudiley Estrela (PP), consta, tem amarrado parcerias em vários municípios. Até aí morreu Nero. A questão é saber se terá café no bule para honrar todos os compromissos que dizem ter assumido. Se vier com o bule seco perde todas as amarrações.

NÃO FOI EXPLICADO

Aliado do senador Petecão (PSD) mandou mensagem com a projeção que, o candidato a deputado federal Marivaldo Melo (Presidente do BASA) será o “terceiro” da chapa da coligação do Cameli. Não explicou se será o “terceiro” na lista de eleitos ou o “terceiro” a entrar na balsa para Manacapuru. Faltou este precioso esclarecimento. Fico no aguardo.

COFRE FORTE DO JUCÁ

O candidato ao Senado, Márcio Bittar (MDB), tem levado políticos pelo colarinho até o presidente do nacional do MDB, senador Romero Jucá, com a promessa de fartos recursos, caso disputem vagas de Federal pelo partido. Márcio, os tempos são outros, são outros..

SEMPRE NAS BRENHAS

Falando no senador Sérgio Petecão (PSD), ele está sempre nas brenhas. Na semana que passou junto com o prefeito do Bujari, Romualdo (PCdoB), esteve na área do igarapé Antimary participando inaugurações do “Luz Para Todos” e é claro, fazendo política numa dobradinha apartidária.

MAL CALCULADO

O que brecou a indicação do médico Eduardo Veloso para vice na chapa do Cameli foi se filiar ao PSDB, cuja direção queria participar da chapa majoritária. Articulou-se bem, mas foi sufocado pelo detalhe. Não se senta em uma cadeira da qual alguém pode mandar se levantar.

MAL NA ALEAC

O governo está mal na ALEAC. Aliás, está mal com os seus aliados em geral. Deputados da base governistas estão se esquivando em dar quorum para votar o projeto com pedido de urgência, que permitirá o governo terceirizar o HUERB e UPAs.

REDUZIDA CONSIDERÁVEL

Os números mostram que houve uma queda considerável da ação de bandidos na cidade. Isso pode ser debitado em parte ao programa policial de ocupação periódica dos bairros considerados mais perigosos. Está afinada a dobradinha Emylson-Kinpara.

GRANDE MAL

O grande equívoco, o grande mal dos que ocupam cargos de confiança, de quem governa, é pensar que ficarão por toda eternidade no mandato. Quando acordarem 1º de janeiro do próximo ano, todos já não serão mais nada. O que plantaram vão ter que colher.

NÃO ARRISCO NADA

As indicações estão na direção de que o deputado federal Major Rocha (PSDB) pode ser anunciado na próxima quinta-feira como vice na chapa do candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP). Mas não me arrisco a dizer de que esta é uma situação irreversível. Não aposto nada. Só vou acreditar que um vice foi escolhido definitivamente quando numa coletiva de imprensa e com a presença dos demais partidos, o senador Gladson Cameli (PP) apresentar o nome. Até lá fico dando a notícia da escolha do vice sempre com reserva, muita reserva.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Só o fato de ter uma mulher como candidata já é um avanço. Não duvidem nunca das mulheres!

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA