RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Mais de 1,8 mil agentes de saúde devem ser formados com curso gratuito

Medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta terça (20) para melhorar atendimento à Atenção Básica. Em todo o Brasil, 250 mil vagas devem ser disponibilizadas.

Publicados

Saúde

Medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta terça (20) para melhorar atendimento à Atenção Básica. Em todo o Brasil, 250 mil vagas devem ser disponibilizadas.

Mais de 1,8 mil agentes de saúde e de combate à endemias no Acre devem se formar gratuitamente em técnicos em enfermagem. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (20).

A expectativa é que, até março deste ano, os trabalhadores comecem o curso com duração de dois anos sem o pagamento de taxas, mensalidades ou qualquer outra cobrança de prestação de serviço.

O Ministério da Saúde vai investir R$ 1,25 bilhão e garantir 250 mil vagas para o curso em todo o Brasil. A medida faz parte da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que tem o objetivo de ampliar a qualificar os profissionais e melhorar o atendimento à população.

A Saúde destaca que a formação dos agentes vai ampliar o acompanhamento da população durante o atendimento que é feito em domicílios e nas comunidades.

Com a formação de técnico em enfermagem, o agente, segundo o Ministério, vai poder passar a fazer curativos, medir pressão e glicemia, entre outras atribuições de atendimento primário em domicílio.

Leia Também:  Defesa Agropecuária promove capacitação de vigilância em doenças de aves

O curso será ofertado por instituições de ensino públicas e privadas do estado, habilitadas pelo Ministério da Educação e habilitadas no Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS). O edital foi publicado no site do Ministério da Saúde.

O edital de credenciamento e o Termo de Execução Descentralizada (TED), convênio ou contrato com as instituições têm vigência de 1 ano e 8 meses, podendo ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses.

O pagamento para as instituições públicas e privadas deve ser feitos em três parcelas. A primeira com 20% do valor após o primeiro mês do curso, a segunda de 40% após 12 meses e o restante após a conclusão do curso.

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Anvisa suspende venda e uso de lote de dipirona sódica
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA