RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Acre segue fazendo história com novo transplante de fígado

Enquanto muitos comemoravam o último dia de folia do carnaval, o acreano de Cruzeiro do Sul Odair Lima das Chagas celebrava o início de uma nova vida.

Publicados

Saúde

Enquanto muitos comemoravam o último dia de folia do carnaval, o acreano de Cruzeiro do Sul Odair Lima das Chagas celebrava o início de uma nova vida.

Por Lane Valle / Assessoria

Sim, foi na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, que o paciente de 26 anos, inscrito desde novembro do ano passado na Central de Transplantes, recebeu um novo fígado.

O procedimento foi conduzido pelo cirurgião hepático Tércio Genzini, uma das maiores referências em transplantes de fígado no Brasil e responsável pelas equipes de transplantes do Acre e do grupo Hepato de São Paulo.

O órgão transplantado foi doado por uma família de Cuiabá, capital de Mato Grosso, que perdeu um familiar de 42 anos vítima de traumatismo craniano encefálico e foi trazido ao Acre por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao todo, já foram realizados 33 transplantes de fígado no Acre, fazendo com que o estado seja, proporcionalmente, um dos que mais realiza esse procedimento em todo o país. Na Região Norte, é o único estado com programa ativo de fígado.

Leia Também:  Um mês após cirurgia bariátrica, paciente recupera saúde

Desde a criação da Central Estadual de Transplantes, há onze anos, o Hospital das Clinicas já realizou 323 transplantes de fígado, rim e córneas. Somando aos procedimentos viabilizados por meio do  Tratamento Fora de Domicílio (TFD) o Acre supera a marca de 600 transplantes realizados.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Centro de Diagnóstico de Cruzeiro do Sul realizou mais de 50 mil exames no mês de março

Publicados

em

O Centro Municipal de Diagnóstico Edson Mesquita de Magalhães, localizado no Bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul, realizou mais de 50 mil exames no mês de março. Foram 55.512 análises laboratoriais para diagnosticar diversas patologias e exames de imagens garantidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. No Centro há 400 tipos de análises laboratoriais disponíveis para a população, além de 12 tipos de ultrassonografia.

Com o horário de funcionamento das 6h às 11h e das 13hs às 17h, o laboratório recebe mais de 100 pacientes por dia. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde e, no dia marcado, os pacientes comparecem no Centro de Diagnóstico para coletar o material.

Os resultados são entregues em até 48 horas. Já os exames sorológicos demoram até 7 dias. Todos são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.

“A rapidez do diagnóstico é fundamental para que o paciente possa iniciar o tratamento o mais precocemente possível”, destaca o prefeito Zequinha Lima.

Exames realizados

Leia Também:  Medicamentos com validade até 2018 são jogados no lixo em Rio Branco

Com equipamentos de alta tecnologia, o Centro realiza exames de sorologia para hepatites, HIV, leptospirose, dengue e chikjngunya. Diagnósticos bacterológicos para tuberculose, hanseníase e para leishmaniose e os de sorologia, bioquímicos, hematologia, parasitologia, ultrassonografia, urianálise, leishmaniose, imunologia, turbeculose e hanseníase. No ano passado, o município também passou a realizar exames hormonais.

“Ampliar a capacidade de atendimento no Centro de Diagnóstico foi uma preocupação nossa para assegurar uma assistência de saúde mais eficiente para a nossa população”, garantiu Zequinha.

Ideane Alencar, gerente de papelaria, procurou o centro de diagnostico para fazer hemograma completo, creatinina, fezes e urina. “Se temos essa oportunidade de fazer exames seguro e gratuito temos que aproveitar “, conta.

A Maria Leideane Amaral de Lima, de 39 anos, Cuidadora de idoso procurou o centro de diagnóstico para fazer exame de sangue e urina. “Eu acredito que eu gastaria uns R$ 50 para fazer no particular, então é muito bom ter tudo gratuito assim, economizamos e o dinheiro rende mais”, destacou.

Exames de imagens

Somente no mês de março, foram realizados 1.115 exames de imagem como a Ultrassonografia de mama, abdominal, transvaginal, obstétrica, pélvica, mãos, pés, testículos, parede abdominal, próstata, partes moles e de vias urinárias. A aposentada Maria Vania Nogueira da Silva, procurou o centro de diagnóstico para fazer exame ultrassom para os rins. “Eu fico feliz porque as vezes o que a gente ganha não dá nem comprar um remédio, imagina para fazer ultrassom. A gente vem, é bem atendido e faz tudo de graça ”, disse.

Leia Também:  Em Assis Brasil, saúde traça medidas para evitar contaminação em mais de 240 imigrantes

“Não temos muita condição de pagar exames, então essa é a oportunidade que temos, e isso é muito bom. Já fiz exame do coração e coluna, tudo de forma gratuita. Já fiz sete cirurgias, então sempre faço exames, tanto eu quanto minha família”, pontou a agricultora, Luziana Silva.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA