Coletivo Travessias na Floresta realiza mapeamento de novas trilhas em Capixaba

Coletivo Travessias na Floresta nasceu em 2017. Todo o trajeto percorrido em Capixaba será registrado em GPS.

Por Maria Meirelles /Assessoria

Pensando em fazer algo diferente neste recesso de carnaval? O coletivo Travessias na Floresta iniciou seleção para voluntários, amantes da natureza, que queiram realizar o mapeamento de novas trilhas em Capixaba, município localizado a 77 quilômetros da capital acreana.

A atividade, prevista para este sábado e domingo (10 e 11), reúne trilheiros que buscam desbravar novas rotas para trekking no Acre. O movimento, fomentado pelo Travessias na Floresta e apoiado ICMBio e governo do Estado, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Turismo, tem conscientizado a sociedade sobre a integração do homem com a natureza, bem como estimulado a preservação dos espaços públicos, recursos naturais, floresta e cultura.

Para facilitar a saída, o grupo tem como ponto de encontro, no sábado, o Posto Amapá, situado na Avenida Chico Mendes, 2.691, em Rio Branco. Os interessados em participar dessa aventura podem entrar em contato por meio dos telefones (68) 9991-5496/99961-0064 ou pela página do Travessias na Floresta no facebook.

“A abertura da nova trilha irá ocorrer pertinho das margens do Rio Xipamano, e, além da trilha na floresta, vamos promover atividade de bike e mapeamento para a prática de canoagem e kiak. Nos dias em que estivermos acampando por lá, pretendemos deixar a trilha pronta para receber sinalização e assim facilitar a experiência dos próximos aventureiros”, explica Carlos Alberto Araújo, membro do coletivo.

Todo o trajeto percorrido em Capixaba será registrado em GPS e depois disponibilizado na web. Além de proporcionar lazer e integração com o meio ambiente, a atividade fomenta o turismo de base comunitária, uma vez que no local escolhido para a trilha residem famílias, responsáveis por atender toda a demanda de alimentação e dar suporte ao grupo.

Segundo Araújo, 2018 será um ano de novas trilhas e descobertas para os amantes da natureza e de aventuras no Acre.

Sobre o coletivo

O coletivo Travessias na Floresta nasceu em 2017, a partir do desejo conjunto de pessoas que curtem desbravar trilhas e proporcionar interação entre diferentes tribos e culturas. Com a criação do grupo, novas experiências ao ar livre e uma série de atividades promovidas na floresta ganharam destaque no estado.

Muitas trilhas voltaram a ser exploradas, como é o caso da Chico Mendes, localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes. Outras, próximas à capital, também passaram a ser frequentadas e descobertas. Destaque para a Trilha do Lago do Amapá, situada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá.

A unidade de conservação de uso sustentável caiu na graça dos acreanos, que frequentam a trilha no fim de semana. O percurso foi sinalizado pelo Travessias, que tem estimulado a ocupação consciente de parques urbanos para caminhadas, piqueniques e esportes.

Recentemente, o grupo promoveu um acampamento no Sítio Histórico do Quixadá, Rio Branco, onde 30 pessoas puderam desfrutar do contato com a natureza, passeios de barco e a pé, praticar escadas e debater a importância de difundir práticas de conservação ambiental.