RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

O médico Eduardo Veloso (PSDB) apareceu nas redes sociais em reuniões políticas no fim da semana, falando como se já estivesse sido escolhido para compor como vice na chapa do candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP). Se não se sentisse o escolhido, não justificaria essas suas ações. Talvez, saiba algo que não sabemos. O complicador não é o seu nome, mas como poderá ser o vice já que o seu partido, PSDB, tem a jornalista Mara Rocha (PSDB) como candidata à senadora.

Publicados

Crica

Eduardo Veloso já fala como vice da chapa de Gladson Cameli

O médico Eduardo Veloso (PSDB) apareceu nas redes sociais em reuniões políticas no fim da semana, falando como se já estivesse sido escolhido para compor como vice na chapa do candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP). Se não se sentisse o escolhido, não justificaria essas suas ações. Talvez, saiba algo que não sabemos. O complicador não é o seu nome, mas como poderá ser o vice já que o seu partido, PSDB, tem a jornalista Mara Rocha (PSDB) como candidata à senadora. Ao que tudo indica o presidente do PSDB, Major Rocha, não se encontra no momento inclinado em retirar a candidatura da irmã ao Senado. Rocha por diversas vezes falou não ser Eduardo Veloso (foto) uma indicação partidária, mas vinda do candidato Gladson Cameli (PP). Sem essa retirada da candidatura fica difícil ao Veloso viabilizar o seu nome. A sua maior barreira é o MDB, que pretende ver indicado para vice o deputado federal Alan Rick (DEM). Mas este depende de vir a assumir a direção regional do DEM. O jogo está em aberto. Tem ainda correndo na raia o Conselheiro do TCE, Valmir Ribeiro. Veloso está colocando o carro adiante dos bois.

DATA APRAZADA

O candidato Gladson Cameli (PP) definiu que no próximo dia 16, anunciará quem escolheu.

VOLTOU AO ZERO

O nome do médico Eduardo Veloso (PSDB) de vice estava pacificado. Tinha virado consenso dentro do bloco de partidos que apóia Gladson Cameli (PP) ao governo. Mas com a inesperada candidatura de Mara Rocha (PSDB) ao Senado, voltou tudo para a estaca zero. Sabe disso.

DOIS OPOSITORES

O ex-prefeito Vagner Sales (MDB) e Márcio Bittar (MDB) são dois opositores dentro da coligação da escolha de Eduardo Veloso (PSDB) para vice, na chapa de Gladson Cameli (PP) ao governo. E já externaram publicamente as suas antipatias à indicação do nome.

INTERESSA O FIM

O carnaval solidário não pode ser encarado com uma festa da nata do governo e apoiadores cantando o “Viva o Zé Pereira”, mas como uma promoção cuja renda será aplicada em ações sociais de forma séria pela primeira-dama Marlúcia Cândida. Não vejo motivo para críticas. Até porque qualquer gestor público fora do expediente se diverte como bem entender.

NOME DE PONTA

Um dos nomes de ponta na chapa de candidatos à ALEAC da coligação SOLIDARIEDADE-PTB-PPS é o do Dr. Jeferson, o Pururuca, primeiro suplente de deputado estadual. Figura magistral!

NOMES COMPETITIVOS

A chapa PPS-PTB-SOLIDARIEDADE é uma das mais fortes entre os partidos nanicos e tem chance de eleger com folga dois deputados estaduais. Tem nomes fortes como da publicitária Charlene Lima (PTB) e outros também muito competitivos. Charlene não é amadora!

NÃO FECHA BEM

Ou o governo entra com equipes paralelas, para ajudar a prefeitura de Rio Branco, que já tem várias frentes de serviço atuando, ou o prefeito Marcus Alexandre não vai dar conta de acabar com os buracos da cidade. É bom lembrar que o Marcus tem dois meses antes de deixar a PMRB. Ou descascam juntos este abacaxi ou cairá no colo da futura prefeita Socorro Nery.

Leia Também:  Coluna do Croca

CONVICTO DA SUA FORÇA

O ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, está convicto de que elegerá a mulher Antonia Sales (MDB) a mais votada deputada estadual e reelegerá a filha e deputado federal Jéssica Sales (MDB), também, como a mais votada. Não duvido. Mas terá que meter a mão no bolso.

SEM A MÁQUINA

Vagner Sales não contará mais com a máquina da prefeitura de Cruzeiro do Sul, trabalhando em tempo integral para ajudar os seus candidatos a deputado estadual e a deputado federal. Mas trabalhando contra. Não deixa de ser a perda de uma ajuda substancial.

PRECISA SE REINVENTAR

O deputado federal Flaviano Melo (MDB), uma das pessoas mais corretas da política acreana, precisa reinventar as suas estratégias para a eleição deste ano, quando disputará a reeleição. É bom lembrar que na última disputa, o deputado Flaviano se reelegeu sem muita folga.

NÃO É UM RADICAL

Falando no Flaviano Melo, não é um radical. Um exemplo recente foi a consulta que fez o vereador Roberto Duarte (MDB) a ele, se deveria atacar duramente o prefeito Marcus Alexandre, caso este fosse ler a mensagem municipal, na reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Rio Branco. Foi orientado que não seria cortês, já que se tratava de uma sessão solene. Marcus terminou não comparecendo à sessão.

DENGUE ZERO

O prefeito de Epitaciolândia, Tão Flores, montou uma verdadeira operação de guerra na cidade, num trabalho preventivo de combate à dengue. A sua meta é dengue zero.

QUASE UNANIMIDADE

Não o conheço, mas a informação que tenho até de políticos adversários é de que o prefeito Caetano (PSB) faz uma gestão transparente e de muitos resultados. Acrelândia vinha de uma série de prefeitos que foram desastrados como administradores e se encrencaram na justiça.

INICIATIVA PRÓPRIA

Tolice se criticar o senador Sérgio Petecão (PSD), por seu irmão, o empresário Xis, com negócios em Epitaciolândia e Brasiléia, ter declarado apoio ao candidato ao Senado, deputado Ney Amorim, no segundo voto. Xis é independente e tem o direito de votar em quem quiser.

CONVERSA EM BRASÍLIA

O ex-deputado Márcio Bittar (MDB) está intermediando a filiação do empresário Junior Damasceno no MDB, para que dispute uma vaga de deputado federal. Ninguém é dono de vaga de deputado, mas Damasceno terá uma missão difícil de emplacar no chapão da oposição.

OS NOMES DO CHAPÃO DA OPOSIÇÃO

São candidatos a deputado federal pelo chapão da oposição. Flaviano Melo (MDB), Carlos Beirute (MDB), Jéssica Sales (MDB), Nelson Sales (PP), Antonia Lúcia (PR), Major Rocha (PSDB), Vanda Denir (SOLIDARIEDADE), Rosana Nascimento (PPS), Vânia Pinheiro (PTB), Marivaldo Melo (PSD), Rudiley Estrela (PP) e pode ainda ter o deputado federal Alan Rick (DEM).

Leia Também:  Os quase 100 dias de Gladson versus Gladson

EMPURRANDO COM A BARRIGA

O presidente do DEM, Tião Bocalon, quer empurrar para depois do dia 16 a reunião na direção nacional do DEM, para definir se o partido apoiará a candidatura de Gladson Cameli (PP), como quer o deputado federal Alan Rick (DEM) ou Ulisses Araújo, como ele quer. E que dia 16, Gladson Cameli (PP) anunciará o seu vice, e empurrar para além da data prejudicaria a intenção de Alan ser vice.

NEM DISCUTIR

O presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha, não admite nem discutir a retirada da candidatura da jornalista Mara Rocha (MDB) ao Senado. Interessa à direção nacional tucana ter candidatos à Câmara Federal e ao Senado. Que é o que vale em Brasília.

NO MÍNIMO, UMA DESCORTESIA!

Ao que tudo indicou a última reunião petista, os grupos mais radicais tomaram conta da campanha do candidato ao governo, Marcus Alexandre, que teve de aparecer vestido de vermelho, mesmo a contragosto. O candidato a vice-governador na chapa de Marcus, Emylson Farias (PDT), teve seu nome omitido em faixas. No mínimo, foi uma falta de cortesia ao vice.

MULTA MILIONÁRIA

A coluna tem a informação que a secretaria da Fazenda, aplicou uma multa de 6 milhões de reais no empresário Jarbas Soster, que está em guerra declarada contra o governo do Estado.

PASSO PARA O ABISMO

O prefeito Marcus Alexandre comete um erro que poderá lhe custar muito caro: colar sua imagem no petismo. Teve muitos votos para a PMRB porque projetou uma imagem acima do seu partido. Voltar atrás e se mostrar como a continuidade é dar um passo rumo ao abismo.

INFANTILISMO POLÍTICO

E do maior infantilismo político muitos dos dirigentes da oposição, assessores e conselheiros do candidato Gladson Cameli,, darem como ponto faturado o governo. O senador Gladson Cameli (PP) é apenas o melhor candidato que a oposição teve com chance de derrotar o PT nos últimos 20 anos. Mas entre isso é a realidade de uma eleição se fica a uma distância muito grande. Será uma disputa com o prefeito Marcus Alexandre (PT), muito equilibrada, não existe o favoritismo que a oposição alardeia. O PT montou nas duas últimas décadas uma máquina pública poderosa direcionada em ganhar a eleição. E mostrou que funciona nas eleições que tem vencido para o governo e prefeitura da Capital. Portanto, senhores otimistas, não projetem uma realidade que não existe: favoritismo. Em eleições equilibradas a vitória fica a favor de quem cometer menos erros na campanha para trazer aqueles 15% que flutuam e que decidem a eleição. E eleição se ganha na campanha, fora isso é a mais pura ilação.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA