RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Hemoacre faz campanha para reforçar estoque de sangue no carnaval

Órgão informa que todos os tipos sanguíneos podem procurar o hemocentro e doar. Após ao menos cinco meses parado, a Unidade Móvel do Hemoacre voltou a funcionar e faz campanha para doações no Centro de Rio Branco.

Publicados

Saúde

Órgão informa que todos os tipos sanguíneos podem procurar o hemocentro e doar. Após ao menos cinco meses parado, a Unidade Móvel do Hemoacre voltou a funcionar e faz campanha para doações no Centro de Rio Branco.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está fazendo campanha de doação de sangue para reforçar o estoque no período do carnaval, comemorado em fevereiro. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Coleta, Alrydyany Freitas Mendes, pessoas de todos os tipos sanguíneos podem procurar o hemocentro e doar.

“Esse é um período do retorno de férias dos doadores, início das aulas e volta ao trabalho, então, é um pouco corrido para a população. Alguns também se deslocam para os carnavais em municípios, então temos essa queda nas doações”, explica.

A enfermeira acrescenta ainda que todas as pessoas em doar sangue podem procurar o hemocentro, na Avenida Getúlio Vargas, mesmo que não saibam o tipo sanguíneo. Além disso, Mendes reforça o pedido de doações em qualquer época do ano.

Leia Também:  Justiça atende pedido do MP e determina que União forneça medicamentos do kit intubação para hospital do Acre

“A pessoa que não sabe o tipo sanguíneo pode doar mesmo assim. Aqui nós fazemos a tipagem sanguínea. A gente faz apelo para aquele doador que quer ser fidelizado, o doador novo e aquele antigo para vir ao Hemoacre, é de suma importância”, ressalta.

Além de reforçar o estoque, o hemocentro também faz apelo para doações de sangue tipo B positivo para uma idosa que deve passar por cirurgia.

“A gente está fazendo um apelo para aqueles doadores desse tipo sanguíneo que se dirijam até o Hemoacre, portando documento oficial com foto, para doar para essa senhora. Ela vai fazer uma cirurgia cardíaca e não temos em estoque o sangue para ela”, explica.

Para doar, basta procurar a sede do Hemoacre na Avenida Getúlio Vargas, nº 2.787, entre as 7h e 19h. O hemocentro também atende em um posto de coleta móvel, toda quinta-feira, no calçadão da Benjamin Constant, das 7h30 até as 11h30, no Centro.

O hemocentro informa ainda que, no dia 8, o serviço móvel vai receber doadores durante o dia no município de Senador Guiomard. Para mais informações, o Hemoacre disponibiliza o telefone (68) 3228-1494.

Leia Também:  Policiais civis fazem doação de sangue no Hemoacre

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Acre teve 253 novos infectados e 5 pessoas morreram de Covid-19 nas últimas 24 horas
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA