Hemoacre faz campanha para reforçar estoque de sangue no carnaval

Órgão informa que todos os tipos sanguíneos podem procurar o hemocentro e doar. Após ao menos cinco meses parado, a Unidade Móvel do Hemoacre voltou a funcionar e faz campanha para doações no Centro de Rio Branco.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está fazendo campanha de doação de sangue para reforçar o estoque no período do carnaval, comemorado em fevereiro. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Coleta, Alrydyany Freitas Mendes, pessoas de todos os tipos sanguíneos podem procurar o hemocentro e doar.

“Esse é um período do retorno de férias dos doadores, início das aulas e volta ao trabalho, então, é um pouco corrido para a população. Alguns também se deslocam para os carnavais em municípios, então temos essa queda nas doações”, explica.

A enfermeira acrescenta ainda que todas as pessoas em doar sangue podem procurar o hemocentro, na Avenida Getúlio Vargas, mesmo que não saibam o tipo sanguíneo. Além disso, Mendes reforça o pedido de doações em qualquer época do ano.

“A pessoa que não sabe o tipo sanguíneo pode doar mesmo assim. Aqui nós fazemos a tipagem sanguínea. A gente faz apelo para aquele doador que quer ser fidelizado, o doador novo e aquele antigo para vir ao Hemoacre, é de suma importância”, ressalta.

Além de reforçar o estoque, o hemocentro também faz apelo para doações de sangue tipo B positivo para uma idosa que deve passar por cirurgia.

“A gente está fazendo um apelo para aqueles doadores desse tipo sanguíneo que se dirijam até o Hemoacre, portando documento oficial com foto, para doar para essa senhora. Ela vai fazer uma cirurgia cardíaca e não temos em estoque o sangue para ela”, explica.

Para doar, basta procurar a sede do Hemoacre na Avenida Getúlio Vargas, nº 2.787, entre as 7h e 19h. O hemocentro também atende em um posto de coleta móvel, toda quinta-feira, no calçadão da Benjamin Constant, das 7h30 até as 11h30, no Centro.

O hemocentro informa ainda que, no dia 8, o serviço móvel vai receber doadores durante o dia no município de Senador Guiomard. Para mais informações, o Hemoacre disponibiliza o telefone (68) 3228-1494.

Do G1 Acre