RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

Quando o então prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (MDB), escolheu Ilderlei Cordeiro (PMDB) – foto – para ser o candidato à sua sucessão escrevi que: o Vagner teria uma alegria e uma decepção. A alegria de ver a vitória do seu candidato e a decepção ao ser chutado da prefeitura quando Ilderlei sentasse na cadeira de prefeito. E que tudo seria só questão de tempo. Para a coluna a demissão em massa de todos os secretários do grupo dos Sales, oficializada ontem, não é, pois, nenhuma novidade.

Publicados

Crica

Criatura guilhotina o criador e Igreja Batista do Bosque ganha duas secretarias em Cruzeiro

Quando o então prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (MDB), escolheu Ilderlei Cordeiro (PMDB) – foto – para ser o candidato à sua sucessão escrevi que: o Vagner teria uma alegria e uma decepção. A alegria de ver a vitória do seu candidato e a decepção ao ser chutado da prefeitura quando Ilderlei sentasse na cadeira de prefeito. E que tudo seria só questão de tempo. Para a coluna a demissão em massa de todos os secretários do grupo dos Sales, oficializada ontem, não é, pois, nenhuma novidade. O primeiro sinal foi quando lançou o sobrinho Rudiley Estrela a deputado federal, descartando o apoio à deputada federal Jéssica Sales (MDB), filha do Vagner.  Foi um aviso do tipo: “não lhe quero perto”. Nas conversas com amigos Ilderlei vinha acusando os secretários do grupo Sales de passarem notícias à imprensa para desestabilizar a sua administração. Na verdade foi uma desculpa para reforçar a demissão em massa que já tinha amadurecida. O certo é que abre-se uma crise dentro da oposição. E com tendência de ficar muito acirrada na medida em que a campanha política for avançando. Tudo isso pode ser resumido numa frase: a história do criador que comprou uma guilhotina para ser guilhotinada pela criatura. Ou em duas palavras: ingratidão política.

NÃO PODE ALEGAR SURPRESA

O ex- prefeito Vagner Sales não pode se lamuriar e alegar que foi apanhado de surpresa. Foi alertado por amigos e aliados políticos que não seria confiável apoiar a candidatura de Ilderlei Cordeiro (MDB). O exemplo foi a tumultuada relação com a ex-prefeita Zila Bezerra, de quem Ilderlei foi vice e se indispôs nos primeiros meses. Vagner está pagando pela arrogância. Agora Inês é morta, não adianta lamuriar.

MERCADORIA NEGATIVA

Esquecendo tudo isso, o prefeito Ilderlei Cordeiro está colocando no seu currículo uma marca negativa, a de ser ingrato com quem lhe ajudou chegar aonde chegou. Tinha vindo de uma derrota de Federal. E se não fosse o apoio do Vagner Sales, jamais ele seria hoje prefeito. Mas tudo bem, cada um coloca o peso na sua balança que bem entender.

PERDERÁ DE CARA

O prefeito Ilderlei Cordeiro (MDB) trate de eleger o sobrinho Rudiley Estrela (PP) a Federal. Que não será nada fácil. A reeleição da deputada federal Jéssica Sale (MDB) é certa. E com isso perderá as emendas que seriam destinadas à prefeitura de Cruzeiro do Sul. É o jogo da política.

NOVOS CAPÍTULOS

A novela Criatura x Criador está apenas nos seus primeiros capítulos, nem esquentou.

“ESPERO QUE SAIA Do 1%DE ACEITAÇÃO”

Quem esperava uma reação explosiva do Vagner Sales se surpreendeu. Foi calmo. Naquela de que, a vingança é um prato que se come frio. Mas não deixou de ser ferino, ao tripudiar sobre a baixa popularidade do Ilderlei. “A gestão é dele. Se não estava boa com esses secretários que durante 8 anos me ajudaram a fazer uma administração que sempre esteve em primeiro  ou segundo lugar na avaliação popular, e que quando deixei o governo estava com 70% de aceitação popular, algo está errado. Espero que agora a administração dele saia de 1% de aceitação popular. Como dizia a ex-prefeita Zila Bezerra: o tempo é o senhor da razão.”

Leia Também:  Pode dar um tiro no próprio pé

COMO BRIGA ESTE MDB?

Como briga este MDB! É o ex-deputado federal Márcio Bittar (MDB) brigando com quase toda a oposição. É o Vagner que brigou com o deputado federal Major Rocha (PSDB) na eleição e agora o prefeito Ilderlei Cordeiro (MDB) que briga com o Vagner Sales. Virou rinha de galos.

VETO PODE SER MANTIDO

Aparecem os primeiro sinais nos bastidores da ALEAC de que haverá mudança nos votos. Alguns partidos podem fechar questão para não derrubar o veto do governador Tião Viana. O PDT e o PT são dois deles. Ontem, o deputado Jonas Lima (PT) me disse que o PT fechando questão acompanhará o partido. Jonas votou a favor do projeto do PRÓ-SAÚDE, na aprovação.

“NÃO VAI SER DESMORALIZADO”

“Luis Carlos, o Tião Viana não vai aceitar ser desmoralizado politicamente pelo deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS). Vai testar nesta votação quais de fato da sua base política são leais ao seu projeto. Sabe que uma derrota acaba com seu governo na opinião pública”. O comentário, eu escutei ontem, num bate-papo na ALEAC, de um deputado da oposição.

SABE QUE FICARÁ MAL

Tião Viana é um político experiente, conhece os caminhos do parlamento, sabe que a derrubada do seu veto passará para a opinião pública uma imagem de um governo fraco.

SESSÃO ENFORCADA

A abertura dos trabalhos na Assembléia Legislativa era para acontecer ontem. Mas a sessão foi enforcada e somente acontecerá na próxima terça-feira. Ainda assim os deputados Raimundinho da Saúde (PODEMOS), Gehlen Diniz (PP). Nelson Sales (PP), Jonas Lima (PT) e Luiz Gonzaga (PSDB) deram as caras na ALEAC. E virou uma boa conversa sobre política.

DOBRADINHA FORMADA

Todo o grupo do deputado Nelson Sales (PP) estará trabalhando em Sena Madureira na reeleição do deputado Gehlen Diniz (PP) e vice e versa. Foi confirmado ontem por Sales.

MELHOROU MUITO

Com ação da prefeitura de Rio Branco em várias frentes de serviço já dá para se notar uma diminuição no número de buracos na cidade. É um trabalho que vem tendo continuidade.

TEM QUE REVISTAR

Não vejo como abusiva a decisão de se passar a parar motos carregando garupa, porque a  maioria das execuções aconteceram por uma dupla de motoqueiros. Quem não deve não teme. A estratégia deveria ser também usada na entrada e saída da cidade, com os carros.

A FÉ E O PROFANO

A Igreja Batista do Bosque de Cruzeiro do Sul será aquinhoada na mudança do secretariado do prefeito Ilderlei Cordeiro: foi destinado à denominação religiosa indicar dois secretários. Ilderlei é um dos seus fiéis mais contritos. Não sei se o caminho certo é o de misturar fé e política.

PUXA-ENCOLHE

A discussão se o DEM terá candidato próprio ao governo ou se apoiará a chapa do deputado federal Gladson Cameli (PP) não será resolvida em reuniões regionais, mas em Brasília, nos próximos dias, com as presenças do presidente Tião Bocalom (DEM) e do deputado federal Alan Rick (DEM), na direção nacional. Enquanto isso o resto por aqui é a mais pura firula.

Leia Também:  Coluna do Crica

PODE ESQUECER

O candidato ao governo, Coronel Ulisses Araújo, não fique apostando na popularidade do candidato a presidente, Jair Bolsonaro, para tentar fazer decolar a sua candidatura. A eleição ao governo é regionalizada e com seus componentes originais. Não há transferência de voto.

FORA DE COGITAÇÃO

A tese romântica de “Cosme e Damião”, na eleição para o Senado está longe de acontecer. Principalmente, dentro da oposição. Depois desta gravação do Márcio Bittar (MDB) será a Lei do Murici, cada um cuidando de si. Esta história de sair dois candidatos ao Senado de mãos dadas um pedindo voto para o outro é para contos de fadas. E eleição é realidade e não ficção.

O QUE MAIS JOGOU DINHEIRO

O Jorge Viana jogou muito pouco recurso na área. O Binho Marques quase nenhum. Pode não ter tido a resposta que se esperava, mas o governador Tião Viana foi quem mais investiu em Agricultura, inclusive, na modernização com a mecanização.

PARECE FIRME

O Coronel Ulisses Araújo tem se mostrado até aqui muito firme na sua convicção de disputar o governo, seja pelo DEM ou por qualquer outro partido. O que lhe encoraja mais, segundo amigos próximos dele, é o apoio ostensivo que recebe do ex-prefeito Tião Bocalom (DEM).

A GESTÃO É DELE

Num ponto tem que ser aceita esta decisão do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ildeley Cordeiro, de colocar como seu secretário quem bem entender. Se ele der com os burros na água, também, não terá mais a quem culpar. Até aqui tinha debitado ao secretariado do ex-prefeito Vagner Sales por não ter decolado a sua administração, por puro boicote.

TUDO BRINCADEIRA

Aquela sua afirmação que não mais seria candidato à reeleição foi brincadeira do deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS). Ontem, me disse na ALEAC que “as bases pediram” e voltou atrás. Para não perder o amigo vou fingir que acreditei quando disse que sairia da política.

O GRANDE DESAFIO DO PREFEITO ILDERLEI

A prova de fogo do prefeito Ilderlei Cordeiro (MDB) começa a partir de hoje. Se, ele achava que os seus problemas, como o de aparecer como o “pior prefeito do Acre”, na última pesquisa do DATA-CONTROL, terminariam com a demissão de todos os secretários do ex-prefeito Vagner Sales, isso ocorreu ontem. Terá agora a liberdade de indicar os seus próprios secretários. Começarão com a difícil missão de subir a baixa popularidade do prefeito, com uma rejeição massacrante. Para o bem da população de Cruzeiro do Sul espero que dê certo. Mas tenho sérias dúvidas, pois a questão é de gestão. Se o barco não tem um bom comandante, este encalha, o que ficou claro é que falta gestão ao prefeito Ildelei Cordeiro. Vamos aguardar as próximas pesquisas de opinião pública.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA