RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

Não vejo como uma agressão ao trabalhador, mas como modernização, a intenção do governador Tião Viana em terceirizar o atendimento no HUERB e UPAs. Há Estados, como Goiânia, que a operação deu certo, mas em outros, como no Maranhão, que fracassou. Tudo se resume em gestão. O que faltou foi a democratização desta discussão, deveria ser debatido antes com os segmentos representativos da Saúde.

Publicados

Crica

Um jogo perigoso no ano eleitoral

Não vejo como uma agressão ao trabalhador, mas como modernização, a intenção do governador Tião Viana em terceirizar o atendimento no HUERB e UPAs. Há Estados, como Goiânia, que a operação deu certo, mas em outros, como no Maranhão, que fracassou. Tudo se resume em gestão. O que faltou foi a democratização desta discussão, deveria ser debatido antes com os segmentos representativos da Saúde. Ter sido feita uma explanação na Assembléia Legislativa, embora o projeto não tenha que passar pelo Legislativo. O certo é que o governador Tião Viana (foto) está entrando num jogo perigoso em ano eleitoral. Se a terceirização der certo, ele tira dividendos políticos. Se não der, as críticas também sobrarão para o seu governo e com reflexos negativos na candidatura ao governo do Marcus Alexandre (PT). É um jogo de tudo ou nada. E Saúde é uma das áreas mais sensíveis na opinião pública. A priori não se pode condenar o que ainda nem entrou em operação. Seria fazer advinhação.

DESMENTIR A PRÓPRIA FALA

O deputado federal Major Rocha (PSDB) tecia ironias ontem às explicações do candidato ao Senado, Márcio Bittar (PMDB), sobre a sua gravação: “É o cúmulo! Quer desmentir a própria fala”, pilheriou Rocha.

ESTE É O CAMINHO CERTO

A prisão do autor da decapitação de uma mulher, cuja imagem e áudio inundaram as redes sociais, e a sua exibição para a imprensa foi um ponto positivo para o setor de inteligência policial. Passa um sentimento de confiança para a população. Tem que divulgar os feitos.

DIVULGAÇAO EXCESSIVAS

Muitas das conquistas na gestão do secretário de Segurança, Emylson Farias, não foram projetadas para a opinião pública como deveriam ser.  E foram muitas! Não foi omisso! Em comunicação não se pode ser como o Capote, que coloca os ovos e não alardeia. E foi isso!

DISPUTA INTERESSANTE

Com políticos dos mais diversos partidos, jornalistas do município de Senador Guiomard, com os quais converso, apontam o deputado Jairo Carvalho (PSD) e a ex-prefeita Branca Menezes (PSDB), como os nomes mais fortes para a Assembléia Legislativa, dentro daquele município.

DISPUTA EMBUTIDA

A disputa para o governo em Senador Guiomard embute outra situação. A briga entre o prefeito André Maia e o ex-prefeito James Gomes, que ainda não desceu do palanque da campanha. Maia teme apoiar Gladson Cameli (PP), este ganhar, a mulher do James, Mailza Gomes virar senadora e ele criar cobra para lhe picar em 2020.Tudo gira em torno disso.

TRAZER O LAUDO

O candidato ao Senado, Márcio Bittar (MDB), está indo pelo pior dos caminhos ao desdizer o que disse numa gravação. Não se tratou de ação de adversários, com insinua, porque a gravação aconteceu em reunião do seu grupo político. Da gravação total se pinçou as falas mais interessantes. Não houve adulteração. Editar sem adulterar não muda o conteúdo.

FICANDO SEM GRAÇA

Leia Também:  Coluna do Crica

Este é um debate que foi esmiuçado, não tem mais graça, nada do que se disser a respeito vai mudar a desastrada gravação. Para encerrar este chato assunto: a culpa é do gravador. Ponto.

ASSUNTO ENCERRADO

Ao não ser que aconteça um fato novo este é um assunto que se encerra nesta coluna.

GARANTIA DE SEGURANÇA

Os servidores do Posto de Saúde da PMRB só deveriam voltar a trabalhar na unidade do Belo Jardim se o prefeito Marcus Alexandre lhes der condição de realizar um trabalho seguro. Mesmo porque não será o Marcus que estará no local se um novo assalto vier a acontecer.

VÃO ACHAR QUE É UM PASSEIO

Como os autores do arrastão não foram presos, quem é que garante que não voltarão?

DEBATES ACIRRADOS E GAZETAS

Os deputados voltam nesta quita-feira aos trabalhos na Assembléia Legislativa. Por ser um ano eleitoral a tendência é de que no início os debates fiquem mais acirrados e com novas denúncias contra o governo. Num segundo momento, de junho em diante, raro será o dia que haverá quorum, porque estarão todos na campanha, na correria pelos votos. A gazeta é certa.

TEMA CENTRAL

Um tema que está com a mesa diretora da ALEAC e que é polêmico por natureza será a apreciação do veto do governador Tião Viana ao projeto do deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS), sobre o PRÓ-SAÚDE. O resultado não muda nada na decisão em curso de acabar com o programa, mas a derrubada seria uma derrota política para o governo.

CHAPA PARA O GASTO

O ex-prefeito Tião Bocalom (DEM) acha que dentro da sua previsão a chapa para Federal que está montando dará para eleger um Federal. Tem com atrativo para atrair candidatos, no curso do mandato se afastar três meses sem ônus para a Câmara Federal para o suplente assumir. “Já dei minha palavra!”, diz. Tenho dúvidas da potencialidade desta chapa, enquanto não ver os nomes dos candidatos na mesa do jogo Por enquanto são orelhas de freira.

DECIDIDO PELA MAIORIA

Sobre a reunião do próximo dia 1º, o presidente do DEM, Tião Bocalom, afirma que vai colocar para debate dentro das instâncias regionais, as duas tendências existentes: a de acompanhar o candidato ao governo, Gladson Cameli (PP) e a de apoiar o Coronel Ulisses Araújo.

VAI ACABAR EM BRASÍLIA

Tião Bocalom diz que já deu a sua palavra que apoiará a candidatura do Coronel Ulisses Araújo e vai manter durante a reunião partidária. Minha opinião: este é um assunto que vai acabar tendo a palavra final na direção nacional do DEM. No plano regional há uma divisão grande.

EXEMPLO DO INTERIOR

Da pequena Mâncio Lima vem um exemplo político positivo. O vereador Renam Costa (PT) conseguiu trazer o médico oftalmologista Renato Possebon de São Paulo para atender no município. Renato faz parte de um grupo de voluntários que percorre o Brasil. Em cinco dias de atendimento mais de 900 pessoas foram examinadas, sendo que 400 destas passaram por correção visual. Uma ação desta vale mais que ficar um ano fazendo discurso na tribuna.

Leia Também:  Coluna do Crica

ACABOU FALANDO SÓ

O deputado Ghelen Diniz (PP) não é um bom estrategista. Trabalhou para ser o candidato único da oposição para prefeito de Sena Madureira e não deu certo. Esperava ser o único candidato a deputado do prefeito Mazinho Serafim e também não deu certo: Meiri Serafim (PMDB), mulher do Mazinho, será candidata à ALEAC. Gehlen Diniz acabou falando só.

TERÁ QUE CORRER FORA

E Gehlen Diniz terá que começar a montar parcerias fora de Sena Madureira. Nenhum dos candidatos a deputado estadual se elegerá só com os seus votos. Mas ser deputado leva uma vantagem sobre os adversários, possuem uma forte estrutura de campanha no gabinete.

SITUAÇÃO ESTRANHA

Sena Madureira terá uma situação estranha nesta campanha para o governo. A ex-prefeita Toinha Vieira e seu grupo estão filiados no PSDB, terão candidato a deputado estadual, mas para governador apoiarão a candidatura do prefeito Marcus Alexandre (PT). Estranho!

APOIO AO ROCHA

O deputado federal Major Rocha (PSDB) não vai lhe punir, porque todo o grupo da ex-prefeita Toinha Vieira está engajado na sua reeleição. É na base do Mateus, primeiro os meus.

RENDEU PROCESSO

A coluna recebeu informação de que a subsecretária de Fazenda, Flora Valadares, entrou com ação por danos morais contra o empresário Jarbas Soster. Não aceitou a expressão “Tião Viana e sua gangue”. Se ganhar a causa, todos os secretários estaduais seguirão o mesmo caminho.

CAMPANHA REDONDA

Quem está com uma campanha redonda e buscando as parcerias certas é o deputado Heitor Junior (PDT), que deverá ser um dos puxadores de votos do partido. Heitor tem méritos para buscar a reeleição, ele tem um trabalho social relevante no campo dos portadores de hepatites.

FÁBRICA DE PROBLEMAS

Fui me inteirar ontem sobre a questão do atendimento em otorrinolaringologia no HUERB. Fiquei abismado com a falta de sintonia na gestão da Saúde. Tem gente mandando mais que o secretário Gemil Junior. Um absurdo! Não passou por ele, o contrato de atendimento no HUERB pelo médico Carlos Beirute. Resultado é que se até sexta-feira não pagarem os cinco meses atrasados ele vai deixar de atender. Ninguém é obrigado a trabalhar de graça! Dá para imaginar um hospital do porte do HUERB ficar sem o atendimento especializado de Otorrino por falta de pagamento? A culpa do secretário de Saúde, Gemil Junior, neste caso é zero. O governador Tião Viana, como médico, devia intervir na questão.Porque o reflexo cairá naturalmente sobre a imagem do seu governo. Isso é óbvio! É uma coisa tão pequena!

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA