RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), está praticamente rompido com o ex- prefeito Vagner Sales (PMDB), padrinho da sua candidatura. Em conversa que teve esta semana com o Procurador Jurídico daquela prefeitura, advogado Jonathan Donadoni, Ilderlei anunciou que ao final do mês demitirá os secretários Neto Vitalino (Comunicação), Ivo Galvão (Administração), Rosa (Meio Ambiente) e Dayana Maia (Cultura), todos ligados ao ex-prefeito Vagner.

Publicados

Crica

Ilderlei se afasta de Vagner Sales por novo perfil

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), está praticamente rompido com o ex- prefeito Vagner Sales (PMDB), padrinho da sua candidatura. Em conversa que teve esta semana com o Procurador Jurídico daquela prefeitura, advogado Jonathan Donadoni, Ilderlei anunciou que ao final do mês demitirá os secretários Neto Vitalino (Comunicação), Ivo Galvão (Administração), Rosa (Meio Ambiente) e Dayana Maia (Cultura), todos ligados ao ex-prefeito Vagner. O argumento usado é que as pesquisas o estão lhe apontando como um dos piores prefeitos desta safra e para voltar por cima foi aconselhado por marqueteiros a dar a sua cara à administração, criando um perfil próprio. “Eu ainda argumentei que o caminho para a sua recuperação não era o da demissão de secretários, mas sim deixar a cidade limpa e sem buracos, e que o confronto político não seria bom. Mas não me ouviu e vai mesmo demitir. Ao secretário Ivo Galvão já comunicou a decisão pessoalmente”, revelou ontem Donadoni à coluna. Ilderlei, mesmo procurado, não atendeu para falar sobre a anunciada iniciativa. Tampouco o ex-prefeito Vagner Sales. O clima entre os secretários é de completa incerteza.

AFASTAMENTO COMPLETO

O ex-prefeito Vagner Sales tem tido como conduta o afastamento completo do prefeito Ilderlei Cordeiro, para não ser acusado de ingerência na sua gestão, deixando-o à vontade. A coluna tem informação que, assim que demissões forem concretizadas, Vagner se pronunciará.

CANETA NA MÃO

Se o prefeito Ilderlei Cordeiro vai subir na popularidade com as demissões tenho sérias dúvidas, o caminho de recuperação não passa por demissões de secretários, mas é um direito do prefeito, que tem a caneta na mão, nomear quem bem entender para cargos de confiança.

NÃO PODE FUGIR

Mas de um fato o ex-prefeito Vagner Sales, não pode fugir: ser o responsável, principal, pela vitória de Ilderlei Cordeiro, cujo nome impôs mesmo com aconselhamentos contrários.

PRIMEIRO SINAL

O primeiro sinal de que a aliança entre o ex-prefeito Vagner Sales e o prefeito Ilderlei Cordeiro não iria longe, aconteceu quando Ilderlei decidiu apoiar o familiar Rudiley Estrela a deputado federal, descartando assim apoio à reeleição da deputada federal Jéssica Sales (PMDB).

FALANDO DE BURACOS

E falando de cidade esburacada tem que se botar no mesmo cadinho de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, problema que poderá se agravar caso a PMRB não triplique suas frentes de serviço. No atual estágio não há nem como o PT pegar a prefeitura de Cruzeiro do Sul para Cristo.

CONVERSA PROVIDENCIAL

O senador Jorge Viana (PT) diz que espera a chegada do governador Tião Viana, no próximo dia 17, para ter uma conversa sobre a cidade e pedir que o Governo entre com frentes de serviço na cidade no auxílio à PMRB. Considera que, sem esta ação o problema não será contornado.

Leia Também:  Coluna do Crica

PREPARANDO PARA O PIOR

E tudo indica que vem mais um problemão para o prefeito Marcus Alexandre, o da cheia do Rio Acre. De forma preventiva ficou decidido ontem pela manhã, numa reunião entre representantes da PMRB e a Defesa Civil, começar a preparar o Parque de Exposição para receber desabrigados. Ontem ao meio dia o nível do Rio Acre já estava nos 11.49 metros.

UM ADENDO

O Pastor da IBB, Agostinho Gonçalves, ligou para fazer um adendo à sua entrevista, de que a nomeação do secretário de Saúde, Gemil Junior, o contempla, por ser um membro da Igreja.

CALDO GROSSO

Não sei onde vai dar este confronto do empresário Jarbas Soster com os irmãos Vianas, depois desta chamada para a briga feito pelo empresário ao governador Tião Viana. Não se sabe ainda a reação do governador, mas pode dar caldo grosso, dependendo da sua manifestação.

NÃO SE BRIGA EM VÁRIAS FRENTES

Os estrategistas do governo estão incorrendo em erro primário, o de abrir várias frentes de confronto no último ano de gestão, quando o normal e procurar aparar todas as arestas.

LEVOU UM CAPOTE

O Pastor Pedro Abreu levou um capote do Pastor Luiz Gonzaga e a Assembléia de Deus ficará mesmo com dois grupos religiosos diferentes: Luiz Gonzaga com os Câmaras e Abreu com a direção nacional. Na balsa da aleluia foram Pedro Abreu e o deputado Jairo Carvalho (PSD).

RINDO DE CAMAROTE

Quem deve estar rindo com o resultado é a ex-deputada Antonia Lúcia (PR), que é desafeta política do Pastor Pedro Abreu, de quem era uma antiga aliada. A estratégia de Pedro Abreu de englobar todo o poder na Assembléia de Deus fracassou, com o golpe do Luiz Gonzaga.

UMA ELEIÇÃO INDECIFRÁVEL

Com o fato da eleição para o Senado ter nomes fortes como Ney Amorim (PT), Jorge Viana (PT), Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (PMDB), Fernando Lage (DEM), Sanderson Moura e Minoru Kinpara (REDE), fica indecifrável se pinçar os dois prováveis vencedores.

LÓGICA, EM TERMOS

A lógica política é que pelo fato dos candidatos ao governo da oposição e da FPA serem fortes, a tendência natural é que cada grupo eleja um senador. Mas política não é uma ciência exata, um bloco pode eleger os dois senadores ou até nenhum. Será uma eleição muito embolada.

TODOS COM QUALIFICAÇÃO

Nesta disputa do Senado um fato chama a atenção: a boa qualificação dos candidatos.

CERTINHA

A presidente do PTB, Charlene Lima, está fazendo a coisa certinha na montagem da chapa de estadual, não fechando as portas para candidatos que, mesmo não sendo eleitos, beliscaram com as primeiras suplências. Quanto mais voto obtiver a legenda, mais deputado vai eleger.

PREPARANDO PARA 2020

Os chamados partidos nanicos estarão vivendo nesta eleição o último ano para os conchavos políticos, na eleição de 2020 para prefeito e vereador, cada partido terá que ter chapa própria.

Leia Também:  Caminho aberto para a conciliação política: O que tem de dizer o faz sem subterfúgios

DISCORDAR SEM FURAR O OLHO

Numa eleição é normal se ver cabos-eleitorais agressivos, partindo para ataques pessoais aos adversários e até mesmo contra quem tem alguma discordância política. Pessoal, a eleição é só uma festa cívica, não é uma guerra cruenta, quando termina, a vida segue o seu ritmo normal.

UM BOM EXEMPLO POLÍTICO

Para pinçar um bom exemplo de que eleição não é uma guerra sangrenta: deputado federal Flaviano Melo (PMDB). Faz a campanha com as suas propostas, quando critica é o cerne dos erros dos adversários e não entra nunca para a baixaria. E assim ele vem se reelegendo.

SÓ NA DELE

Outra prova que baixaria não ganha eleição. A última disputa do Senado. O candidato Gladson Cameli (PP) passou a campanha sem fazer uma ofensa à adversária Perpétua Almeida (PCdoB), e esta lhe descendo a lenha. O resultado foi uma eleição tranquila do Gladson, que hoje é senador.

MESMO COMPORTAMENTO

O Marcus Alexandre é outro que faz a campanha sem agressões verbais, sem ataques à pessoa, e também vem ganhando eleição. Passou o tempo que com xingamento se elegia.

CRÍTICA LIQUIDOU

O livro do Bruno Borges teve uma vendagem pífia a partir do momento em que, a crítica especializada detonou com comentários negativos a sua obra. Isso foi fatal, o leitor se desinteressou e os livros ficaram empilhados. O mercado editorial é sensível às críticas.

VELHO SUPLÍCIO

O Rio Madeira já está lambendo a rodovia 364, no território rondoniense. Pode-se repetir o velho filme do desabastecimento do Acre por via rodoviária, como em anos anteriores.

CÉTICO

Alguns acham que, quem ousar colocar na rua campanhas milionárias pode acabar se complicando com a justiça eleitoral. Isso seria o ideal, mas é utópico, porque a estrutura da justiça eleitoral é pequena para um combate direto à nefasta prática da compra e venda de votos. Se tem a mania de crucificar o candidato que compra votos para se eleger. Tão bandido quanto ele é quem vende o voto, mas costuma ser criminalizado só quem compra. O crime destes casos tem mão dupla. E tem mais um agravante na eleição, o de que os acordos espúrios, o pagamento financeiro de acertos políticos, acontecem nos bastidores e não se dá recibo. Em Rio Branco existem os que em todas as eleições vendem listas com nomes de supostos vendedores de votos. Alguns que se profissionalizaram neste crime foram presos, para servir de exemplo? Não me lembro! Por isso não fiquem sonhando que a eleição de 2018 será limpa. Será tão suja nos bastidores como foram as anteriores. Com compra e venda.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA