RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Casos de Aids aumentam 28% em quase um ano em Cruzeiro do Sul

Número de casos na cidade aumentou de 32 para 41. Dos 9 novos casos, seis pessoas foram diagnosticadas em Cruzeiro do Sul e três em outras cidades, mas são tratadas no município.

Publicados

Saúde

Número de casos na cidade aumentou de 32 para 41. Dos 9 novos casos, seis pessoas foram diagnosticadas em Cruzeiro do Sul e três em outras cidades, mas são tratadas no município.

O número de casos de Aids teve um aumento de 28% em relação a 2016 em Cruzeiro do Sul. O município tinha registrado 32 pessoas com a doença e em 2017 já são 41. Dos 9 novos casos, seis pessoas foram diagnosticadas em Cruzeiro do Sul e três em outras cidades, mas são tratadas no município.

“Eles entram na contagem porque, apesar de não terem sido diagnosticados aqui, recebem tratamento do município, então, fazem parte da contagem”, falou coordenadora municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Sandra Abensur.

Dos casos, dois são em grávidas que estão sendo monitoradas, segundo a coordenadora. “Elas estão sendo acompanhadas com muita frequência porque precisam de um cuidado especial para que essas crianças não contraiam a doença”, afirma.

Há menos de um mês, Sandra disse que uma mulher que recebia tratamento teve bebê e a criança está recebendo leite especial. “A mãe não pode amamentar, então, todos os meses fazemos a doação de leite para esse bebê e vamos acompanhar até os dois anos para saber se a criança vai desenvolver a doença”, acrescenta.

Leia Também:  Divulgado resultado do concurso simplificado para médicos

Dia D

A coordenadora disse que as ações já estão acontecendo nas zonas rural e urbana de Cruzeiro do Sul com testes rápidos em comunidades mais afastadas.

O dia D vai ocorrer na praça, no Centro da cidade, em 1 de dezembro quando é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. “Vamos fazer testes rápidos para tentar encontrar mais casos e oferecer tratamento o quanto antes”, acrescenta Sandra.

A doença

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, é causada pelo vírus do HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves.

Como o HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha, de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou a amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados entre outros.

Leia Também:  Pacientes poderão realizar tratamento de nefrologia em Cruzeiro do Sul

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeito Zequinha Lima cobra atraso em obra de UBS do Conjunto Cumarú, em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está construindo duas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira, 16, o prefeito Zequinha Lima visitou as obras de construção da UBS do bairro do Formoso e do Conjunto Cumarú, onde cobrou agilidade no serviço que está atrasado e garantiu que as empresas serão notificadas.

” Recebemos denúncias dos moradores do Conjunto Cumaru que a obra desse posto de saúde está parada. Então eu estou aqui certificando e realmente comprovei que a obra está parada e além de tudo existe alguns equipamentos que foram quebrados, foram danificados. Hoje autorizo os secretários de planejamento e administração a notificar a empresa. Estamos cobrando porque a empresa que está responsável por essa obra já recebeu R$ 681 mil e até agora não concluiu o trabalho. Já era para estar concluída para ser entregue para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul porque queremos entregar para a comunidade essa UBS funcionando. Quero ressaltar que a Prefeitura está bastante atenta para problemas como esses não possam mais continuar”, ressaltou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Após liberação, Acre aguarda orientação do Ministério da Saúde para aplicar CoronaVac em crianças e adolescentes

O morador do Conjunto Cumarú, Manoel da Silva, agradeceu a visita do prefeito e ressaltou estar ansioso para o dia da entrega do local. “Estou muito ansioso para ver a entrega dessa obra. Atualmente eu e minha família estamos indo a unidade de saúde do bairro do Remanso a procura de atendimento médico e a entrega dessa UBS perto da minha casa vai facilitar a vida não só da minha família mas de todo os moradores. Fico feliz em saber que o Prefeito Zequinha Lima está aqui vendo de perto essa obra parada e pedindo para que a empresa que foi contratada termine o que começou para que a população possa usar”, agradeceu o morador.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA