RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Batalhão de Polícia Ambiental apreende madeira ilegal em Acrelândia

Foram apreendidos 42 metros cúbicos de madeira. A ação ocorreu no ramal da Gata, em Acrelândia, próximo ao posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Publicados

Geral

Foram apreendidos 42 metros cúbicos de madeira. A ação ocorreu no ramal da Gata, em Acrelândia, próximo ao posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

A Segurança Pública do Acre, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, prendeu em flagrante três indivíduos transportando ilegalmente madeiras do tipo Cumaru, próximo a BR- 364. 

Segundo a guarnição, por volta das 23h, durante o policiamento naquela localidade, flagraram um comboio de três veículos transportando, ao todo, cinco toras de Cumaru. Após a constatação do transporte irregular do produto, foi observado pelos militares que se tratava de 42 metros cúbicos de madeira.

“A apreensão é oriunda da intensa fiscalização que tem por finalidade combater os crimes contra o meio ambiente. O nosso planejamento operacional faz com que mobilizemos nossas guarnições, rotineiramente, para áreas onde há uma incidência maior de delitos desta natureza”, disse o comandante em exercício do Batalhão Ambiental, capitão Tomica Bandeira.

Os três envolvidos, juntamente com os caminhões e a madeira, foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil do município de Acrelândia para as devidas providências legais.

Leia Também:  Acre lidera exportações no Brasil, mostram especialistas

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Acre lidera exportações no Brasil, mostram especialistas

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA