Deputada Leila Galvão falou sobre os benefícios para as mulheres do Alto Acre na realização das viagens a capital Acreana.

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. E a deputada estadual Leila Galvão em parceria com governo do estado através da Secretaria Estadual de Saúde – SESACRE, Hospital de Cínicas Raimundo Chaar de Brasiléia, SEAPROF, Centro de Referência das Mulheres, Assembléia Legislativa do Acre – ALEAC e Prefeitura de Brasiléia através da Secretaria Municipal de Saúde.

Realizou na manhã desta terça-feira (7), no Centro de Controle Oncológico do Acre – CECON em Rio Branco o atendimento de 40 mulheres das comunidades rurais do interior para a realização do exame de mamografia e prevenção do câncer de mama, onde é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário que não são disponibilizados nos municípios do interior, e com custo auto para ser realizado na rede particular.

As mulheres do interior tem que se deslocarem até a capital para a realização do exame, muitas dessas que não tem condições para arcar com as despesas de viagem aproveitam dessa oportunidade oferecida para a realizarem o exame, já que é gratuito.

Deputada Leila falou sobre os benefícios para as mulheres na realização das viagens a capital. " A gente realiza essa parceria há três anos através do nosso mandato, é uma preocupação do nosso mandato de poder criar as condições para as mulheres da região, para que possam vir até a capital para poder fazer esse exame de prevenção do câncer de mama. Tendo em vista que nos municípios não disponibiliza desse equipamento… Então essa é uma alegria da gente poder, através do nosso mandato fazer um trabalho social, sendo mulher e como representante da região a gente tem essa prioridade." Finalizou Leila.

Esse projeto vem sendo realizado há três anos, por duas vezes ao ano fazendo essa viagen com objetivo de oferecer condições para o atendimento específico há mulheres da região para realização do exame de mamografia e prevenir o câncer de mama.