RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

O dirigente comunista Edvaldo Magalhães (PCdoB) quer a discussão para a escolha do vice e dos suplentes para ao Senado ampliada, para que a decisão seja plural e não venha beneficiar apenas alguns partidos da FPA. Magalhães (foto) quer colocar também no seio do debate os nomes para as primeiras suplências das duas vagas de senador. Isso coloca em xeque-mate o senador Jorge Viana (PT), que já tinha convidado a vice-governadora Nazaré Araújo para a sua primeira

Publicados

Crica

Edvaldo Magalhães quer colocar o dedo na disputa de vice e suplência da FPA

O dirigente comunista Edvaldo Magalhães (PCdoB) quer a discussão para a escolha do vice e dos suplentes para ao Senado ampliada, para que a decisão seja plural e não venha beneficiar apenas alguns partidos da FPA. Magalhães (foto) quer colocar também no seio do debate os nomes para as primeiras suplências das duas vagas de senador. Isso coloca em xeque-mate o senador Jorge Viana (PT), que já tinha convidado a vice-governadora Nazaré Araújo para a sua primeira suplente e o governador Tião Viana, que definiu a sua Chefe de Gabinete, Márcia Regina (PSB), de vice na chapa do candidato ao Senado, deputado Ney Amorim (PT). Para a indicação do vice três nomes estão na mesa: o do secretário de Segurança, Emylson Farias (PDT), Moisés Diniz (PCdoB) e César Messias (PSB). Por causa dos protestos, no próximo dia 1º, será anunciado, oficialmente, apenas o prefeito Marcus Alexandre (PT) como candidato a governador, por seu nome não sofrer qualquer tipo de contestação entre os partidos que integram a FPA. Para Edvaldo Magalhães, o PCdoB, pela sua trajetória na FPA, não pode ficar de fora da chapa majoritária. O mesmo pensam o PDT e o PSB. Voltou tudo à estaca zero.

SITUÇÃO DEFINIDA

O PMDB está pressionando o senador Gladson Cameli (PP) para que na disputa das oito vagas na Câmara Federal seja feita uma chapa única entre todos os partidos da oposição. O “Chapão” seria para salvar as candidaturas de Flaviano Melo (PMDB) e Jéssica Sales (PMDB).

CHAPA ENCAMINHADA

O senador Sérgio Petecão (PSD) defende outra linha de pensamento, trabalha por uma aliança entre o PSD, PSDB e PR para deputado federal. Todos são contrários a uma coligação com o PMDB. Não há explicação para o maior partido do Acre não ter chapa própria da Federal.

BEIRUTE CERTO PARA ASSUMIR O PROS

“Trata-se de uma questão de honra”. Desta forma reagiu ontem o senador Sérgio Petecão (PSD) sobre o médico Carlos Beirute vir a assumir a presidência regional do PROS. Garantiu que com o retorno amanhã ao Brasil dos dirigentes nacionais do PROS, será marcada a posse.

Leia Também:  Coluna do Crica

CANDIDATO A FEDERAL

Como parte do acordo, o médico Carlos Beirute deverá ser candidato a deputado federal.

REAÇÃO FORTE

Liguei ontem para quatro dirigentes de partidos nanicos e chega a ser impressionante a rejeição à indicação do deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) para vice de Marcus Alexandre (PT). O Impressionante e que não é uma rejeição ao nome do Moisés, mas sim ao partido.

TEMOR ELEITORAL

Não se conhece nada que desabone a conduta do secretário Gemil Junior. Os ataques que vem sofrendo cheiram mais a um temor eleitoral, porque será candidato a deputado estadual.

PIOR AINDA

O PCdoB, que encolheu muito, se sairá deste processo sem conseguir indicar pelo menos o primeiro suplente de uma das chapas do Senado, vai ficar menor ainda. Isso é péssimo para quem já foi o segundo partido de maior importância dentro da aliança da FPA.

É DO RAMO

O Temer não caiu porque é do ramo e sabe o caminho das pedras na política. Assim como não caiu o Lula no auge do Petrolão. A Dilma, turrona, que nada tinha de política, caiu porque achava que poderia enfrentar os deputados. Entrou no mesmo erro do ex-presidente Collor.

SEM FUNDAMENTO

O candidato ao Senado, Márcio Bittar (PMDB) negou nervoso notícia divulgada em outro BLOG de que, ele e o ex-prefeito Vagner Sales estariam mantendo conversas secretas com o PT. “Isso nunca existiu da minha parte. É um absurdo! Nem por parte do Vagner. Com o PT, jamais!”, desabafou.

OPTOU PELO CONFRONTO

Começa a se notar alguns deputados da base do governo adotando uma clara postura de oposição ao governador Tião Viana. Uma dos mais ardorosos críticos é o deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS). Quase todos os seus últimos discursos são críticos.

EURACI BONNER

Que boa notícia! Chega a informação que a médica Euraci Bonner está propensa a ser candidata a deputada federal pelo PP. Euraci é uma mulher de fibra, qualificada, passado limpo, querida, e num tempo de tantas tranqueiras na política é um fato a ser comemorado.

CANDIDATA COMPETITIVA

Leia Também:  Coluna do Crica

Pela sua larga experiência administrativa e grande número de amigos ela será competitiva.

PERDEU O SENTIDO

O cancelamento da visita do presidente Temer ao encontro que acontecerá no Acre não foi nada bom, por ser quem poderia ter condições de liberar recursos para o setor de Segurança.

ARRASTÃO NOS BAIRROS

O senador Gladson Cameli (PP) deverá a passar a cumprir uma agenda nos bairros. Quer percorrer todos os bairros de Rio Branco, numa Nov a estratégia de ficar mais perto do povo.

QUESTÃO DE HONRA

A polícia tem de localizar o mais rápido possível os seqüestradores de uma acriança de 4 anos, cuja mãe já tinha sido morta por membros de uma facção. Isso tem que ser prioridade. É uma barbárie. Aconteceu na noite de ontem, no conjunto Andirá. Se essa criança aparecer morta será um golpe irreparável na imagem do governo, porque é uma inocente. Isso deveria ser prioridade. E toda a polícia se envolver neste caso. Chegamos ao limite do tolerável.

A VIOLÊNCIA NOSSA DE CADA DIA

O sistema policial não está omisso, isso é verdade. Mas os crimes continuam acontecendo todos os dias na Capital, principalmente. São dezenas de prisões, armas e drogas apreendidas. E agora com a presença policial mais efetiva em pontos principais da cidade, espera-se que mais bandidos sejam presos. E que poderá se ter uma ação mais intensiva com as novas viaturas entregues pelo governador Tião Viana para a PM e Polícia Civil. Polícia na rua não acaba com a criminalidade, mas inibe muitas ações de assaltantes. Deveriam retornar as rondas de motos pelos bairros. Com as novas viaturas a polícia poderia ser mais presente nos bairros Tropical e Morado do Sol, com pelo menos rondas noturnas. É coisa rara quando se vê uma viatura. Antes as motos eram uma constante. O secretário de Segurança, Emylson Farias, não está sendo omisso. O número de prisões mostra muito bem isso. Mais de 130 pessoas foram presas no Acre na 4º Fase da Operação Aquiri . Mas a violência continua incontrolável.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Petecão recebe troco por ter apoiado Márcio para o senado; Bittar apoia candidatura do Mato Grosso

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA