RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

PMDB trabalha uma coligação com PSDB e DEM

“O senador Gladson Cameli (PP), talvez pela sua juventude, não está exercendo a liderança que deveria ter na oposição como o nosso melhor nome para disputar o governo. Então não posso ficar parado”. A afirmação foi feita ontem à coluna pelo ex-prefeito Vagner Sales (PMDB). Ele criticou duramente o PP, por procurar se isolar tendo o candidato ao governo, fazendo pouco caso dos aliados. ”Estão completamente errados”! Vagner está tentando unir e formar uma chapa para a Câmara Federal com PMDB-PSDB-DEM. “Não só seria uma chapa forte, mas nos fortaleceria no debate com o PP no campo majoritário, como a escolha do nome para vice-governador.

Publicados

Crica

PMDB trabalha uma coligação com PSDB e DEM

“O senador Gladson Cameli (PP), talvez pela sua juventude, não está exercendo a liderança que deveria ter na oposição como o nosso melhor nome para disputar o governo. Então não posso ficar parado”. A afirmação foi feita ontem à coluna pelo ex-prefeito Vagner Sales (PMDB). Ele criticou duramente o PP, por procurar se isolar tendo o candidato ao governo, fazendo pouco caso dos aliados. ”Estão completamente errados”! Vagner está tentando unir e formar uma chapa para a Câmara Federal com PMDB-PSDB-DEM. “Não só seria uma chapa forte, mas nos fortaleceria no debate com o PP no campo majoritário, como a escolha do nome para vice-governador. Já tive com a executiva do PSDB, com a do DEM e converso esta semana com o Tião Bocalon (DEM) e o Major Rocha (PSDB), disse. “Vamos aparar as arestas”. Acha que essa é uma ideia que vai dar certo, porque separados perderiam força no debate da chapa majoritária, enfatizou. Para Vagner não se trata de confrontar a candidatura do senador Gladson Cameli (PP), com outro candidato ao governo, vamos com o Gladson, mas temos quer ser visto com respeito no debate pré-eleitoral e na campanha. Jamais o PP nos deixará isolado, porque neste caso, o prejuízo para a candidatura majoritária será fatal, advertiu. Este fim de semana será de articulações para o fechamento e o anúncio da coligação.

UMA CHAPA CONSISTENTE

Caso aconteça a coligação DEM-PSDB-PMDB haverá condições de formar uma chapa muito competitiva para deputado federal. Teria nomes de peso como Flaviano Melo, Jéssica Sales, Alan Rick, Tião Bocalom, Major Rocha, entre outros que completariam a totalidade das vagas.

VOLTARIA A CENA

Com essa coligação voltaria á cena do debate quem será o vice do senador Gladson Cameli (PP). Como o nome do deputado federal Alan Rick (DEM) nunca foi visto com simpatia, mas como imposição, a coluna tem informação que apresentariam o do Tião Bocalom (DEM).

MARINHEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM

O médico Eduardo Veloso, cotado para vice da oposição, filiou-se ao PSDB.

PELO MENOS NÃO ATRAPALHARÃO

O comentário foi feito ontem por alguém que circula pelos corredores da prefeitura de Rio Branco: “os vereadores Célio e Clésio, do PSDB, se forem candidatos a deputado estadual, podem até não pedir votos para ao Marcus Alexandre para o governo, mas não atrapalharão por terem espaços na PMRB”. E nada mais disse e nem lhe foi perguntado.

PRESTÍGIO INCÓLUME

O diretor do DETRAN, Pedro Longo, perdeu a presidência do PSL, mas continuou com o seu prestígio irretocável com o prefeito Marcus Alexandre. É o único ex-presidente de partido que consegue manter uma secretaria de porteiras fechadas na prefeitura de Rio Branco.

DIÁLOGO TRUNCADO

Deputado Jenilson Lopes (PCdoB) – Vamos discutir uma coligação do PRB com o nosso partido, estamos abertos?

DIEGÃO (PRB)- Podemos discutir, mas depois que vocês retirarem a candidatura do Edvaldo Magalhães (PCdoB) a deputado estadual.

Jenilson deu um riso amarelo e a conversa cessou no empecilho colocado.

Leia Também:  Um anteprojeto que foge aos padrões da realidade da Assembléia Legislativa do Acre

CHAPA PRÓPRIA

Essa dificuldade que o PCdoB está tendo em conseguir coligações com os chamados partidos nanicos esbarra justamente na candidatura do ex-deputado Edvaldo Magalhães, que é avaliado como um nome que já chega tomando uma vaga numa coligação. Não estão errados.

CONSENSO FORMADO

Tive a informação ontem que, não é apenas o deputado Heitor Junior (PDT) que cerrou a porta para a deputada Maria Antônia (PROS) entrar no PDT. Os dirigentes do PRB e PODEMOS, com os quais o PDT trabalha uma coligação, também dizem que, se ela vir acaba a conversa.

NÃO É EMPECILHO

Mas este cenário não é empecilho a uma possível reeleição da deputada Maria Antônia (PROS), que tem um sólido trabalho social e uma interação muito forte com o eleitorado do Juruá . Na última eleição disputou na coligação forte do PT e se elegeu bem votada.

OUTRA VOZ QUE SE SOMA

Sobre o debate de que o sistema público de saúde venha a ser gerido por Organizações Sociais, ou mesmo por gestões descentralizadas e autônomas, já deu certo em Sena Madureira, quando o hospital do município era administrado neste modelo, lembrou ontem, o deputado Nelson Sales (PP).

NOME NOVO NA DISPUTA

O deputado Lourival Marques (PT) admitiu ontem que estuda com carinho convites que lhe foram feitos por setores produtivos para que seja candidato a deputado federal na próxima eleição. Lourival entrará numa chapa para disputar com nomes como os de Sibá Machado, César Messias, Raimundo Angelim, Léo Brito e Perpétua Almeida. É algo desafiador.

ESFREGANDO AS MÃOS

Quem ficou esfregando as mãos foi a deputada Leila Galvão (PT) e os demais parlamentares que disputarão vagas de estadual pelo PT, porque Lourival Marques (PT), seria um nome forte para a reeleição, e deixará um espaço aberto.

INVANDIU AS RESIDÊNCIAS

Que cena mais triste a que aconteceu esta semana, com uma mulher grávida e seu bebê, sondo mortos por bandidos na sua própria residência e ferindo os demais familiares. A violência ultrapassou os muros da periferia e chegou no centro.Me recuso se contentar com gráficos de que Rio Branco não está entre as mais violentas do Brasil, a realidade que vivemos é outra, de uma cidade violenta sim e ao extremo, porque há poucos anos era pacífica.

NÃO É POR OMISSÃO

E não é por omissão do secretário de Segurança, Emylson Farias, que é esforçado, corajoso, faz questão de estar presente nas operações policiais. A PM também não é omissa. Acho que estamos perdendo a guerra no setor de inteligência e na falta de uma presença mais efetiva de policiais nas ruas, que se não resolve de todo, inibe. Mas o flanco continua sendo as fronteiras, abertas, por onde entram drogas e armas livres. Prova das AK-47 e AR-15, armas de guerras, aprendidas com os bandidos.

ARTICULAÇÃO GOVERNAMENTAL

A entrada do secretário de Saúde, Gemil Junior, no PRP, está sendo coordenada pelo governador Tião Viana. Não creio que o presidente do PRP, Julinho, dirá não ao Tião.

Leia Também:  Coluna do Crica

LIVRE PARA A DISPUTA

Com a sua condenação criminal em grau de recurso, o vereador Carlos Juruna, poderá sim ser candidato a deputado estadual, ao contrário do que alguns andaram afirmando a respeito.

CÂMARA CONTAMINADA

Quando vejo o vereador Emerson Jarude (PSL) protestando contra a enxurrada de sessões solenes na Câmara Municipal de Rio Branco, chega-se à conclusão que foi contaminada pela prática da Assembléia Legislativa. As sessões têm que ser destinadas aos debates e não para atos de elogios.

POR QUAL RAZÃO O PRIVILÉGIO?

Ninguém arrecada mais que as igrejas, principalmente, as evangélicas, daí porque não dá para se entender o motivo do privilégio pelo qual são isentas de impostos. Não há justificativa plausível para este benefício.

PREPARANDO A VOLTA

O ex-deputado Elson Santiago estava ontem pela Assembléia Legislativa e anunciando com quem conversava que será candidato novamente a deputado estadual. Falta definir ainda por qual partido. Deverá ser pela FPA, porque ocupa uma assessoria especial no governo.

PEDRINHO OLIVEIRA

O ex-vereador Pedrinho Oliveira, da família Petecão, será candidato a deputado estadual pelo PSD.

SEM QUALQUER CHANCE

Para o deputado Nicolau Junior (PP) não há a mínima chance do PP fazer uma coligação para deputado estadual com o PMDB ou outro partido. Alega que o PP tem uma chapa completa.

COSTURANDO O INTERIOR

O deputado Ney Amorim (PT) anda costurando bem seus apoios no interior. Ontem, para variar, havia mais um grupo de vereadores esperando para falar com ele. Isso é normal na ALEAC.

UMA LUZ PARA O PRÓ-SAÚDE

O secretário de Saúde, Gemil Junior, se somou ao deputado Daniel Zen (PT) no objetivo de que as UPAS e o PS possam ser geridos por Organizações Sociais, como forma de melhorar a gestão e redução de despesas. Disse ontem que já trabalha há quatro meses com uma equipe em cima da ideia, esteve em Goiânia por três dias para verificar unidades de saúde geridas por OS, para que o modelo venha a ser implantado no Acre. É uma forma moderna de administrar, que não teria inclusive a burocracia e as regras que tem o sistema de saúde sob o comando do governo para a compra de medicamentos. O governador Tião Viana está engajado na ideia e incentivado, porque quer deixar esta experiência de sucesso como legado da sua administração na Saúde. A defesa feita pelo secretário de Saúde, Gemil Junior, é perfeita, porque diminuiria o tamanho do Estado e colocaria o complexo sistema de Saúde nas mãos de organizações civis ou religiosas, como já acontece com sucesso no Hospital do Juruá. Lembra que neste sistema até os profissionais demitidos do Pró-Saúde poderiam ser absorvidos pelo novo modelo nas UPAS e PS. No Poder Público ou se busca a eficiência no atendimento, com modernidade ou se continuará com um antigo conceito de administrar.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Um anteprojeto que foge aos padrões da realidade da Assembléia Legislativa do Acre

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA