Coluna do Amaral

Os 3 partidos

Segundo  a Carta Capital, existem no Brasil apenas 3 correntes políticas no Brasil: O "Partido da Globo" e dos maiores bancos privados com parte do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal. Segundo, o partido integrado pelos políticos fisiológicos e patrimonialistas filiados ao PMDB, PSDB, DEM e outros menores. E, por último, há a corrente dos partidos políticos de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais. Esqueceram apenas de dizer que este último ficou muito semelhante ao segundo grupo.

Dólar em alta

Dólar sobe 1% e volta a encostar em R$ 3,30, com temor  sobre cenário político: Instabilidade com permanência de Temer ou eleições indiretas.

Dia "D" paralização

Alguns  movimentos populares, coordenados pela Frente Brasil Popular, pretendem mobilizar diversos movimentos sociais para o "Ocupa Brasília", nesta quarta feira, 24. A marcha tem foco no rechaço da Reforma Trabalhista; Reforma da Previdência e o Fora Temer.

JBS em queda

A JBS que está envolvida com as acusações contra Michel Temer, viu seus papéis cairem hoje na IBOVESPA em mais de 30%.

OAB quer impeachment

A Presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, considera que Michel Temer (PMDB) prevaricou em ter conversado com o empresário Joesley Batista, da JBS. E Portanto, a entidade, irá protocolar até sexta, 26, pedido em impeachment.

Freio do STF

O pedido de defesa de Michel Temer de suspender o inquérito que o envolvem em gravações com o dono da JBS, Joesley Batista, foi aceito por Cármem Lúcia. O julgamento só ocorrerá após a conclusão da perídia no áudio e no equipamento que gravou as conversas do presidente, na qual dá a entender pelo que foi apresentado pela mídia, que o mesmo "compactuava" com as ações corruptas do empresário, incluindo o silêncio do Eduardo Cunha (PMDB – RJ).

Eleições indiretas

O STF poderá definir as regras de uma possível "eleição indireta" (eleição pelos congressistas), caso o cargo do presidente entre em vacância de acordo do o art. 81 da Constituição que prevê tal situação. Embora as palavras se pareçam, os partidos de esquerda estão com bandeiras por "diretas já". Ou seja, antecipação das eleições gerais (o povo escolhe). Na composição atual, dificilmente Lula obteria a maioria do Congresso.

Eleições diretas

O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento, pauta sobre eleições diretas, caso haja vacância do cargo: Impeachment; renúncia ou afastamento pela cassação da Chapa: Dilma/Temer.

Sítio de Atibaia

O ex- presidente Lula (PT), foi denunciado por corrupção de lavagem de dinheiro, nesta segunda-feira (22), na Operação Lava Jato, em processo que o acusa de ter se beneficiado com benfeitorias de mais de um milhão de reais em sitio de Atibaia, interior de São Paulo.

Pérolas do dia

A entrevista do presidente Temer, funcionou mais como uma espécie de confirmação das graves denúncias, do que um esclarecimento. (Marina Silva, Twiter)

Se quiserem disputar as eleições, se preparem em 2018, diz Jucá em defesa de Temer (Estadão)