O ex-prefeito da cidade de Assis Brasil, Humberto Filho (Dr. Betinho) usou um programa de rádio Peruana para justificar seu afastamento do cargo.

 Por Alemão Monteiro 

prefeito-betinho

Durante a entrevista Betinho disse ser inocente e desqualificou a operação da Polícia Federal que o acusa de fazer parte de uma quadrilha que desviou pelo menos 8 milhões de reais de verba pública.

O prefeito afastado chegou a afirmar que "desvio de verba pública não é roubo", tentando justificar o suposto esquema que desviou 8 milhões da Prefeitura de Assis Brasil.

Em um outro trecho da entrevista Betinho afirmou que o Juiz Federal que determinou seu afastamento "não conhece a realidade local".

O Betinho também atacou seus adversários políticos e disse que está sendo perseguido. Ele também chamou os vereadores da sua base de incompetentes e traidores.

A investigação, que durou ao menos um ano, investigou pessoas envolvidas em crimes como desvio de verbas públicas principalmente de recursos enviados para a Saúde e também enviados para os desabrigados na alagação de 2015. Também são investigados por corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de capitais e falsidade ideológica", diz o delegado.

As investigações, segundo Feghali, indicam a existência de um esquema de desvio de recursos usando folha de pagamento fantasma. A PF-AC apurou que o desvio é de ao menos R$ 8 milhões. O delegado diz os desvios eram feitos usando funcionários da prefeitura como "laranjas".

"Havia vários empenhos em nomes de funcionários da prefeitura, mas os servidores, como faxineiros e zeladores, não sabiam de nada. Eles emitiam notas fiscais frias e também faziam superfaturamento. Era uma organização criminosa que, junto com o empresariado local e até de outros estados, atuava fraudando licitações. A investigação vai continuar e novas pessoas devem ser ouvidas", finaliza.

Ouça o áudio

 

veiculos-da-policia-federal-em-frente-a-prefeitura-de-assis-brasil

Veiculos da policia federal em frente a prefeitura de Assis Brasil/Foto: DJ Edinho Ferreira