Brasileira venceu a romena Corina Capriouriu por wazari, no golden score. Na final, pega Sumiya Dorjsuren, da Mongólia.
x
A carioca Rafaela Silva garantiu uma medalha nos Jogos Olímpicos na tarde desta segunda-feira. Atleta do peso leve, venceu a adversária romena Corina Caprioriu, por um wazari no golden score, nas semifinais e agora busca a primeira medalha de ouro do Brasil nestes Jogos.
 
A luta foi com tons de drama. Rafaela Silva teve o amplo domínio do combate, mas não conseguiu vencer nos primeiros quatro minutos, após um empate por punição. No golden score, a brasileira teve o sabor da vitória em dois instantes. Primeiro, em um wazari que foi desconsiderado pela arbitragem. Depois, obteve um novo wazari, que garantiu a vaga na final. 
  
Antes de vencer a romena, a brasileira venceu outras três lutas: a alemã Miryam Roper, a qual ela derrotou em apenas 46 segundos; Jandi Kim, sul-coreana, que é a vice-líder do ranking mundial e Hedvig Karakas, da Hungria, que em 2012 acabou com o sonho de medalha da brasileira, que foi desclassificada por um golpe irregular.

Campeã Mundial em 2013, no Rio de Janeiro, a brasileira busca a segunda medalha de ouro na história do judô feminino. Em Londres, Sarah Menezes conquistou o ouro. Na luta pelo ouro no Rio 2016, Rafaela enfrentará Sumiya Dorjsuren, da Mongólia

Rafaela Silva
Por: df.superesportes.com.br