Um grupo de produtores do ramal do km 17 teve que pagar todo óleo diesel e a diária do operador de máquina para recuperar parte do ramal.

 Por Alemão Monteiro 

Prefeito Betinho de Assis Brasil

Ramal de Assis Brasil Ramal de Assis Brasil 2 Ramal de Assis Brasil 1É a segunda vez que os moradores são obrigados a bancar as despesas para melhorar o acesso.

No ramal Sol a Sol a situação não foi diferente. Os produtores também tiveram que alugar um trator e bancar o combustível para recuperar a estrada.

A prefeitura municipal alega que não tem condições de recuperar os ramais e deixa, assim, os produtores à própria sorte.

São várias comunidades rurais de Assis Brasil que estão completamente isoladas. A situação mais precária é da comunidade do Icuriã e comunidades indígenas do Iaco que estão isoladas a uma distância de quase 100 km da cidade de Assis.

Nessas comunidades não existem se quer postos de saúde e o abastecimento de mercadorias e gêneros alimentícios é escaso e com altíssimo preço.

Com a situação do abandono dos ramais de Assis Brasil, o custo de vida dos moradores da zona rural é o mais elevado possível. Os produtores já não trazem nem mesmo a pouca produção agrícola para vender na cidade, já que o preço do frete é maior que o das vendas.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Agricultura só existe no papel. Na cidade ninguém sabe onde fica o prédio que funciona o órgão, além da maioria dos produtores não saberem se quer quem é o secretário de agricultura.

Caminhão da Secretaria de Agricultura de Assis Brasil está jogado em oficina como se fosse lixo à um ano entre sol e chuva
Caminhão da Secretaria de Agricultura de Assis Brasil está jogado em oficina como se fosse lixo à um ano entre sol e chuva

Um caminhão que a atual gestão recebeu do Governo Federal, através do PAC está quebrado, assim como uma retro escavadeira e um outro caminhão F4000 que está em uma oficina em Brasiléia há mais de uma ano.

DinheiroNa cidade os funcionários públicos da prefeitura continuam sofrendo com o atraso de salário. No último mês os servidores efetivos da Administração tiveram 20 dias de atraso em seus pagamentos.

A situação é ainda pior para os funcionários provisórios e cargos de confiança que acumulam até três meses de salários atrasados.

Além de tudo isso, o prefeito da cidade, Humberto Filho (PR) ainda deixou de prestar contas do exercício de 2015. Por isso, o Tribunal de Constas do Estado pediu para a Câmara de Vereadores tomar providências sobre o crime de responsabilidade cometido pelo gestor.

Em Assis Brasil obra da reforma e ampliação do ginásio está parada a vários meses e a data de entrega está ultrapassada.
Em Assis Brasil obra da reforma e ampliação do ginásio está parada a vários meses e a data de entrega está ultrapassada.

Outra pedra no sapato do prefeito são as obras inacabadas. Pelo menos três delas deveriam ter sido entregues há mais de um ano.

É o caso do ginásio municipal que foi demolido para construção de um novo e moderno. Depois de dois anos, a obra está longe de ser concluída.

É nesse cenário que Assis Brasil vai comemorar 40 anos de emancipação política no próximo dia 14 de maio. Como não poderia ser diferente, o prefeito também não fará o tradicional Carnavassis, acabando com mais um evento da cidade, a exemplo do que fez com o festival de praia.

Há alguns poucos que dizem não, mas a maioria já dá por finalizada a gestão do prefeito Humberto Filho.

Ramal de Assis Brasil 3