RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Saúde Itinerante celebra 15 anos e mais de 830 mil atendimentos

Ao longo de 15 anos, o programa já esteve em todos os municípios do estado.

Publicados

Saúde

Ao longo de 15 anos, o programa já esteve em todos os municípios do estado.

Por Mônica Araújo

saúde

Há 15 anos foi criado o Programa Saúde Itinerante, pelo governo do Acre, com apoio do então senador Tião Viana, para levar atendimento médico aos municípios e às localidades de difícil acesso.

De lá para cá já foram mais de 201 mil consultas realizadas, nas mais diversas especialidades, como ginecologia e obstetrícia, cardiologia, pediatria, neurologia, psiquiatria, infectologia, oftalmologia, gastroenterologia e clínica médica.

Só exames Preventivos do Colo do Útero (PCCU) foram mais de 18 mil. Também foram mais de 22 mil exames laboratoriais e mais de 590 mil exames, como ultrassonografia, endoscopia digestiva, colposcopia, eletrocardiograma e ecocardiograma, entre outros.

Celene MaiaA equipe, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e apoio logístico, já esteve em todos os municípios do estado. Para a coordenadora, Celene Maia, que está à frente do trabalho desde o início, não há trabalho mais realizador.

“Dedicar a vida a ajudar a salvar outras vidas não tem preço. A essência do trabalho do Saúde Itinerante é o amor. Cada um dos integrantes da equipe sai a cada fim de semana, deixando seus entes queridos, sabendo que muitas vezes não vai encontrar comodidade nem conforto, pelo contrário, vai enfrentar algumas dificuldades no trajeto, mas mesmo assim vai, porque sabe que está levando saúde para quem precisa”, relata.

Leia Também:  "Flurona": Israel registra 1º caso de paciente com gripe e covid-19 ao mesmo tempo

Segundo Celene, a melhor retribuição pelo seu trabalho e da equipe vem dos pacientes atendidos. “Cada lugar que a gente percorreu ao longo desses anos tem uma história, deixou uma marca, mas a forma acolhedora como somos recebidos pela população e o quanto o atendimento é esperado é o que nos motiva a continuar o trabalho”, afirma.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No AC, 5 servidores do hospital serão ouvidos em caso de golpe no SUS
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA