RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Profissionais recebem treinamento para identificação de doenças

O curso ajuda os profissionais na identificação precisa de doenças.

Publicados

Saúde

O curso ajuda os profissionais na identificação precisa de doenças.

Por Álefe Souza

saúde

Coordenadores, técnicos do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Nuveh) e enfermeiros e médicos do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) terão três dias de treinamento em vigilância epidemiológica no âmbito hospitalar.

O curso, que teve início nesta terça-feira, 25, é promovido pelo programa de capacitação do hospital, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e ocorre no Núcleo do Servidor do Huerb, das 8 às 16 horas.

O treinamento consiste em uma atualização de conhecimentos para os profissionais que já atuam na unidade e uma capacitação para os novos, em doenças exantemáticas (enfermidades infecciosas acompanhadas de manifestações cutâneas), dengue e outras doenças tropicais, doenças diarreicas e de transmissão alimentar, coqueluche, difteria e meningite, por exemplo, e vigilância do agrotóxico.

“O curso é voltado a tornar os profissionais aptos na identificação precisa dessas doenças, para que seja feita a notificação do caso suspeito”, explicou Eliane Alves, gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado.

Leia Também:  Licença-maternidade ampliada completa um ano no Acre

De acordo com o gerente de enfermagem do Huerb, André Ramos, a equipe multiprofissional desempenha um importante papel na identificação das chamadas doenças de notificação compulsória.

“Quando o profissional identifica um possível caso dessas doenças, ele imediatamente entra em contato com o Núcleo de Assistência Epidemiológica Hospitalar, que abre o inquérito investigatório na unidade de saúde”, ressaltou Ramos.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fundação FCCV volta à UBS Euclides Queiroz Cunha e finaliza serviços de manutenção
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA