O curso é ministrado pelo enfermeiro Ivan Santana e terá duração de 30 dias.

Por Álefe Souza

CApacitação-Huerb-300x199Técnicos de enfermagem e enfermeiros empossados no último dia 2 e lotados no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão sendo capacitados em manuseio de balanço hídrico e passagem de plantão. 

De acordo com Santana, o curso consiste em controlar a entrada e saída de líquidos que o paciente recebe durante o tratamento, dar suporte ao médico e realizar as intervenções terapêuticas para o trabalho do dia seguinte, equilibrando a hemodinâmica do paciente. A capacitação é dividida em aulas teóricas e práticas.

“Estamos qualificando os novos servidores, para que fiquem aptos a dar continuidade ao trabalho realizado no setor, sem que haja quebra no padrão de assistência aos pacientes internados e para que eles já iniciem os trabalhos tendo o mesmo nível de conhecimento dos outros profissionais que já atuam há mais tempo”, disse o enfermeiro.

A técnica de enfermagem Deusicleia de Araújo conta que esse é o primeiro trabalho em UTI. “Já estou na profissão há seis anos, e achei muito bom receber essa capacitação antes de iniciar na prática as atividades, para me habituar com o ambiente e o ritmo de trabalho e aprimorar os conhecimentos que já tenho”, disse.