RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Vagner Sales afirma que Gladson custeou campanha de Marcio Bittar

Prefeito de Cruzeiro do Sul diz que avião utilizado na campanha do tucano foi bancado por Cameli

Publicados

Política

Prefeito de Cruzeiro do Sul diz que avião utilizado na campanha do tucano foi bancado por Cameli

agner Sales sugere que Márcio Bittar usou caixa 2 na campanha de 2014 - Foto: Genival Moura/G1 AC

Vagner Sales sugere que Márcio Bittar usou caixa 2 na campanha de 2014 

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), em declaração concedida ao jornalista Ray Melo, do site AC24horas, em postagem do dia 30 de maio de 2015, deixou patenteado a existência de ‘Caixa 2’ na campanha da oposição nas eleições de 2014. Em declaração ao citado jornalista, o peemedebista classificou o candidato derrotado ao governo, Marcio Bittar (PSDB), de ingrato e revelou que o senador Gladson Cameli (PP) bancou toda a campanha do tucano no Estado.

Diz Sales: “Olha, Márcio Bittar é um ingrato. Gladson pagou toda campanha dele e do Marcio. Gladson bancou do avião que rodava com os dois em todo Estado até despesas com candidatos a deputado estadual e federal”, revelou o alcaide.

Com essas afirmações, Vagner Sales que é marido da companheira de chapa de Bittar, a ex-deputada Antônia Sales (PMDB), e também gestor da segunda maior da cidade do Acre, deixa patente a existência de uma ‘Caixa 2’ nas campanhas majoritárias e proporcionais da oposição do Acre nas eleições de 2014.

Segundo ele, confrontadas as prestações de contas dos dois candidatos, surgem apenas duas doações feitas por Gladson Cameli a Marcio Bittar. Elas somam um total de R$ 66.840,50 e foram feitas através das empresas ligadas à família de Cameli.

Leia Também:  Astério recomenda seriedade diante de ameaças a governador

politica02062015-004-372x247Esse recurso, no entanto, não seria suficiente para bancar “toda a campanha”, além dos fretes “do avião que rodava com os dois em todo Estado”, conforme revelou Vagner Sales. O valor desse custeio é o que vem sendo reivindicado por Sales como a verdadeira contribuição do senador pepista ao ex-aliado tucano.

De acordo com a declaração oficial ao TRE, a campanha de Bittar teve custos na ordem de R$ 2.150.861,68 (dois milhões, cento e cinquenta mil, oitocentos e sessenta e um reais e sessenta e oito centavos).

A legislação brasileira veda a prática de ‘Caixa 2’. Esse artifício é tido como crime de lavagem de dinheiro, previsto na Lei 9.613/98.

O Supremo Tribunal Federal também entende que o ‘Caixa 2’ – recursos não contabilizados –, configuram crime de corrupção. Os ministros usam como base o artigo 317 do Código Penal que atesta a ilicitude da prática. O dispositivo em questão tipifica que configura corrupção passiva “solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem”.

Dessa forma, ao receber dinheiro de campanha com origem ilícita e sem declaração à Justiça Eleitoral, um candidato poderá ser enquadrado como corrupto. A pena é de dois a 12 anos de prisão mais multa.

Bittar diz que Cameli foi “omisso” na campanha do 2º turno em 2014

Bittar diz que Cameli foi “omisso” na campanha do 2º turno em 2014

O início a pendenga

A celeuma entre Marcio Bittar e Gladson Cameli, e a consequente intervenção de Vagner Sales, teve início com a divulgação de um artigo da lavra de Bittar, divulgado a guisa de tecer considerações sobre a não instalação da CPI da BR-364 no âmbito da Assembleia Legislativa do Acre.

Leia Também:  Prefeito Ilderlei Cordeiro se reúne com representantes do Ministério Público e do comércio de Cruzeiro do Sul

No texto, publicado no último dia 27 de maio, sem citar nomes, mais tipificando claramente o senador pepista, Bittar queixa-se de Cameli dizendo que este teria “cruzado os braços” no segundo turno das eleições ao governo do Estado em 2014, quando se digladiaram Tião Viana e o próprio Marcio Bittar.

Diz Bittar: “Perdemos uma eleição onde a derrota não era prevista e nunca culpei alguém; mas não sou cego e sei bem quem cruzou os braços no segundo turno, quem apareceu na foto ao mesmo tempo em que desmobilizava sua equipe. Quem pode mandar no dinheiro dos outros? Quem cruzou os braços tinha seus motivos, geralmente negócios de família com o governo do PT. Não sou a palmatória do mundo, mas a verdadeira oposição no Acre precisa avaliar até que ponto deve continuar sacrificando milhares em nome de algumas pessoas, que precisam ganhar um pouco mais de dinheiro”.

Gladson ainda não se manifestou a respeito das acusações de Bittar. Contactado pela redação, o senador pepista não foi localizado. Informações provenientes da assessoria de comunicação do político cruzeirense dão conta que o parlamentar está em missão ao Japão, representando o Senado Federal.

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeito Ilderlei Cordeiro se reúne com representantes do Ministério Público e do comércio de Cruzeiro do Sul
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA