Telecentro funcionará diariamente das 8 às 18 horas, inclusive nos fins de semana

Por Fernando Santos

(Foto: DTIC/DMA)
(Foto: DTIC/DMA)

O governo do Estado, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC), da Diretoria de Modernização Administrativa do Estado (DMA), da Secretaria de Ciência e Tecnologia e do Floresta Digital, montou na quinta-feira, 26, no Parque de Exposições, um telecentro para auxiliar os desabrigados pela cheia do Rio Acre.

O espaço, equipado com dez computadores, permite acesso gratuito à internet por meio do Floresta Digital, programa do governo do Acre.

Quem já é cadastrado basta acessar com seu usuário e senha. Novos cadastros são feitos na hora por monitores. Para isso, são necessários RG e CPF. Menores de idade necessitam de um termo de autorização assinado pelos pais.

O telecentro funciona diariamente, das 8 às 18 horas, inclusive nos fins de semana, e ficará disponível até os atingidos pela alagação voltarem para casa. Nesta sexta-feira, 28, uma equipe de técnicos da DTIC instalará um ponto de acesso dentro do parque que distribuirá o sinal para conexão wifi. O acesso poderá ser feito por meio de celulares, notebook e outros aparelhos móveis.

Devido ao grande número de pessoas abrigadas no parque, entre elas estudantes e professores, a internet gratuita irá auxiliar nas pesquisas e realização de trabalhos escolares, além de possibilitar o acompanhamento das notícias sobre a situação do rio pela internet e contato com familiares e amigos por meio das redes sociais.