RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

União reconhece situação de emergência em cinco municípios do Acre

A situação é de emergência em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco

Publicados

Geral

A situação é de emergência em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco

Por Ana Paula Pojo

gov 6

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, órgão do Ministério da Integração Nacional, reconheceu por intermédio da portaria n°. 17, de 25 de fevereiro de 2015, publicada no Diário Oficial da União (DOU), situação de emergência por procedimento sumário em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco.

Com a homologação, os municípios atingidos pela cheia histórica que ocorre no estado ficam autorizados a receber recursos do governo federal para ações de socorro à população e recuperação das partes afetadas pelas cheias do rio.

O pedido foi decretado pelas prefeituras das cinco cidades atingidas e, com o reconhecimento dos decretos, o governo federal irá complementar as ações de socorro em conjunto com o governo do Estado e as próprias prefeituras.

A presidente Dilma Rousseff está enviando nesta sexta-feira, 27, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para acompanhar a situação nas cidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em onze meses, Batalhão apreende mais de 600 quilos de drogas e 800

Propaganda

Geral

Justiça do Trabalho do Acre e Rondônia lidera ranking nacional por desempenho de Varas da Justiça do Trabalho

Publicados

em

Resultado no IGest posiciona Tribunal como referência em excelência administrativa – Foto: Secom/TRT-14

(Secom/TRT-14) – A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre teve seu desempenho avaliado no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre o período de janeiro a dezembro de 2023, e os resultados colocaram o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) no topo do ranking nacional elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

A última atualização, em 17/04/2024, revelou que 26 varas do trabalho do TRT-14 se destacaram no 1º quartil (grupo), enquanto outras 6 ficaram no 2º quartil, entre um total de 1.569 varas no país. O desempenho das 26 Varas do Trabalho do TRT-14 representa 81,25% do total de varas nos estados de Rondônia e Acre. (confira o quadro)

Das 32 varas do TRT-14, 26 estão no grupo dos 25% melhores resultados em relação às demais varas trabalhistas do Brasil

O desembargador Osmar J. Barneze, presidente e corregedor do TRT-14, parabenizou magistrados(as), servidores(as) e equipes pelo trabalho e dedicação em prol da Justiça e da cidadania. “Estamos muito orgulhosos do desempenho excepcional de nossas varas no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. Esse resultado reflete o comprometimento de todos e todas em oferecer uma administração judiciária de qualidade e eficiência. Continuaremos trabalhando incansavelmente para manter e superar nossos padrões de excelência, garantindo assim um serviço judiciário cada vez melhor para a população de Rondônia e Acre”, destacou. 

Leia Também:  Emylson Farias é ameaçado de morte por supostos facções

Resultado IGEST

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o propósito de aprimorar a gestão das varas do trabalho em todo o país. O IGest analisa todas as 1.569 unidades judiciárias de 1º Grau e oferece um indicador numérico que resume os dados estatísticos relacionados, o que engloba acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. 

O primeiro quartil separa 25% das varas que possuem os melhores indicativos e o IGest proporciona uma avaliação do desempenho de cada vara, permitindo análises em nível nacional, regional ou de acordo com diferentes faixas de movimentação processual.

São Miguel do Guaporé possui a 6ª melhor VT do Brasil

A Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé (RO) alcançou a 6ª posição no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. No último ano foi constatada uma melhora no percentual de varas no primeiro quartil em comparação com a divulgação anterior, resultando na recuperação do TRT- RO/AC como o tribunal com maior número de varas do primeiro grupo. 

Leia Também:  Unidade de Monitoramento Eletrônico e Núcleo de Atendimento à Família são inaugurados em Tarauacá

Além da VT de São Miguel do Guaporé, outras unidades se destacaram, figurando entre as 100 melhores do país, sendo elas a 1ª VT de Ji-Paraná (18º lugar), VT de Pimenta Bueno (33º lugar), VT de Rolim de Moura (56º lugar), VT de Guajará-Mirim (79º lugar) e a VT de Jaru (95º lugar).

Confira o ranking geral do IGest clicando aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA