RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Urgente: Situação de Brasileia piora por conta dos igarapés e chega á 14, 85 mts

Situação de Brasileia piora por causa dos igarapés. Everaldo apresenta o documento onde decreta Estado de Emergência oficial em Brasiléia.

Publicados

Geral

Situação de Brasileia piora por causa dos igarapés. Everaldo apresenta o documento onde decreta Estado de Emergência oficial em Brasiléia.

Por Paula Alcântara 3 De Julho Noticias

Brasiléia

Assis Brasil registrou muita vazante entre 6 horas da manhã de ontem (domingo) e 6 horas desta segunda-feira: Saiu de 11, 38 metros para 7, 27 metros. É um indicativo de que a situação deve piorar em Brasileia e Rio Branco.

Entre Epitaciolândia e Brasileia, a ponte está interditada, isolando por terra a ligação com a Estrada do Pacífico. O centro de Brasileia está completamente alagado. Casas estão submersas.

Às 7 horas da manhã desta segunda-feira, são várias famílias desabrigadas em Brasiléia e Epitaciolândia. A situação em Brasileia se agrava devido aos igarapés. Descendo o Rio Acre, de Assis Brasil à Brasileia são 15 igarapés que transbordaram, tornando maior não apenas o volume, mas a velocidade das águas. 

O prejuízo desta cheia está igual a cheia de 2012 porque a informação prévia permitiu à comunidade preparar-se com antecedência. Faltam apenas quatro centímetros para se alcançar a marca de 2012, quando se registrou a pior cheia da história de Brasileia. 

Leia Também:  Motoqueiro tarado é flagrado andando com pênis para fora em Rio Branco

O decreto de calamidade pública

Momento em que Everaldo apresenta o documento onde decreta Estado de Emergência oficial em Brasiléia.

Momento em que Everaldo apresenta o documento onde decreta Estado de Emergência oficial em Brasiléia.

00059.MTS_.Still001-660x371Devido à enchente que atinge a cidade de Brasiléia e Epitaciolândia. De acordo com a última medição do Corpo de Bombeiros, feita às 11 horas desta segunda-feira, o nível do Rio Acre no município é de 14, 85 metros. Mais de 580 famílias já foram desalojadas e desabrigadas, atingindo cerca de 1.640 pessoas.

O estado de calamidade pública pode ser declarado quando há chuvas e alagamentos fora de controle, associados a desastres como deslizamentos de terra. Com o decreto reconhecido pelo governo federal, a prefeitura poderá fazer compras sem licitação e receber verbas federais.

O governador Tião Viana conversou com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e pediu que seja enviado ao Acre um representante da Defesa Civil Nacional para acompanhar a situação do Estado, sobretudo de Brasileia, que pode sofrer a maior cheia de sua história nos próximos dias.

a-4

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Detran disponibiliza serviços em Semana Acadêmica da FAAO

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA