O deputado federal Leo de Brito (PT- AC) aproveitou o feriado do Carnaval para percorrer o Juruá, em sua primeira viagem ao Acre, após ser empossado.

Da Assessoria

léo de brito

A agenda iniciou na sexta-feira (13), com breve passagem por Cruzeiro do Sul, mas foi em Marechal Thaumaturgo, junto do prefeito Aldemir Lopes, onde o deputado se dedicou, por três dias, a conhecer de perto a realidade das comunidades ribeirinhas e se comprometeu a destinar verbas ao município.

Navegando pelo Rio Tejo, Leo visitou as vilas Foz do Breu, Pedra Pintada, Restauração e Belfort, onde vivem famílias tradicionais da Reserva Extrativista Alto Juruá. A intenção era identificar as principais necessidades desses povos da floresta e beneficia-los na distribuição dos R$10 milhões em emendas parlamentares a que terão direito cada um dos 240 novos deputados e senadores, no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2015.

“Estou aqui justamente para conhecer um pouco dessa realidade e ajudar a melhora-la, me associando ao governador Tião Viana e ao prefeito Aldemir, que tanto se esforçam para proporcionar mais qualidade de vida a essas comunidades”, afirma Leo, que também se dispôs a lutar para que as vilas ao longo do Rio Tejo também sejam beneficiadas pelo Programa Luz Para Todos, do Governo Federal. Atualmente, os moradores dependem de geradores bancados pela prefeitura, usufruindo de energia elétrica somente durante a noite.

Os valores e o direcionamento das emendas parlamentares ao município de Marechal serão definidos nos próximos dias. De acordo com o deputado, as prioridades estão na área de saúde, educação e desenvolvimento da economia sustentável. “Encontrar meios de desenvolver tais aspectos nesses locais faz parte do foco do meu mandato. Um mandato de oportunidades para todos, principalmente aos que não têm, não podem e os que não sabem”, destaca.

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Aldemir Lopes, ressaltou que essa é a primeira visita feita por um deputado federal às comunidades. “Fico honrado de ver um deputado presente aqui para discutir e presenciar nossas dificuldades, nossas demandas, principalmente durante um feriado. Isso é algo inédito por aqui, demonstra o compromisso do Leo com o Acre e acredito que essa visita vai render bons frutos”, comenta Lopes.

Uma experiência de vida
Para além de uma agenda de trabalho, Leo classificou a viagem ao que ele chama de “Acre Profundo” como uma experiência de vida. “É uma experiência muito gratificante na minha primeira vinda ao Acre, depois de ter tomado posse, poder visitar essas comunidades ao longo do Rio Juruá e seus afluentes, como o Rio Tejo, estando ao lado desse povo que nos recebe tão bem e faz parte da história do Acre, do Brasil”, enfatizou.

léo de brito brito