RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Mamografia: previna-se contra o câncer de mama

O exame é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama

Publicados

Saúde

O exame é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama

Por Álefe Souza 

(Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

Instituído em 2008, o Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro e tem como objetivo incentivar mulheres, principalmente na faixa etária de 40 a 60 anos, a prevenir-se contra o câncer de mama.

A mamografia é um exame de raios-X, no qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para melhor visualização. Em geral, são feitas duas chapas de cada mama – uma de cima para baixo e uma de lado.

Em Rio Branco, o serviço é oferecido pelo Centro de Controle Oncológico (Cecon). A paciente recebe o encaminhamento pelo Posto de Saúde. Não há fila de espera para o exame. Por mês, a unidade realiza cerca de 650 intervenções. Durante o ano de 2014, 6.500 mulheres passaram pela mamografia.

Para as mulheres que residem fora da capital, o governo do Estado criou em 2014 o programa itinerante “Mulher + Vida”, por meio do qual elas agendam a consulta nos postos e são trazidas à capital para passar pelo exame.

Leia Também:  Mais de 3 mil cães e gatos da zona rural de Rio Branco devem ser vacinados contra raiva

“Os agendamentos para exames de mamografias são feitos por livre demanda, ou seja, a mulher que tiver idade acima de 40 anos e desejar fazer um exame de mamografia basta procurar o Cecon portando o cartão do SUS”, explicou a gerente-geral do Cecon, Priscilla Murad.

A servidora pública Cecília Messias, 56, faz o exame anualmente. A família de Cecília tem vários casos de morte pela doença, por isso não deixa de se prevenir. “Minha mãe e minha tia morreram por conta de câncer, então eu não posso me descuidar. O câncer não brinca, por isso eu digo a todas as mulheres que não deixem de fazer o exame, porque ele pode salvar suas vidas”, esclarece.

Mulheres com casos da doença na família, principalmente em parentes próximos (de primeiro a terceiro grau), podem começar a fazer os exames de mamografia mais cedo – a partir dos 30 anos de idade.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura amplia idade do público para vacinação contra a dengue e leva imunizantes para escolas

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e também e são aplicadas nas escolas. Nesta quarta-feira,24, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar estudantes das Escolas Craveiro Costa e Hugo Carneiro, além de funcionários e pacientes do Hospital do Juruá.

A equipe já esteve nas Escolas Presbiteriana e a Maria Lima. Também vacinou homens do Comando de Fronteira Juruá, 61° BIS.

“Os coordenadores das Unidade Básica de Saúde entram em contato com os diretores de cada escola para conversar com os pais, porque cada aluno precisa ter em mãos a autorização e sua carteira de vacinação. Iniciamos na semana passada a vacinação nas escolas e tivemos um bom resultado”, pontuou o secretaria de saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto da Costa.

Além disso a coordenação de Hipertensos e Diabéticos, está realizando o mapeamento das pessoas com comorbidades para aplicar as doses em domicílio.

Leia Também:  Prefeitura leva o Programa Saúde na Comunidade aos moradores do Ramal Mato Grosso, em Epitaciolândia

“Um dos nossos grupos prioritários são as pessoas com comorbidades, por isso, teremos equipes vacinando nas casas, porque essas pessoas precisam ter a imunidade em dia”, frisou Áureo.

Redução dos casos de dengue

Dados da Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue no município.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, as equipes fazem vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou ele citando a mitologia adotada para o trabalho de combate à dengue.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Leia Também:  Exame confirma que água distribuída está contaminada

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 6 mil toneladas de lixo e entulho de 16 bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA