RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Governo intensifica ações de combate à obesidade

Equipe médica realizando a cirurgia bariátrica para auxiliar as pessoas que sofrem de obesidade mórbida

Publicados

Saúde

Equipe médica realizando a cirurgia bariátrica para auxiliar as pessoas que sofrem de obesidade mórbida 

Por Karen Aiache  da agencia.ac.gov.br

(Foto: Luciano Pontes/Secom)

(Foto: Luciano Pontes/Secom)

Como forma de promover a saúde, o governo do estado investe cada vez mais no Programa de Obesidade e Qualidade de Vida do Hospital das Clínicas de Rio Branco. Hoje, mais de mil pessoas participam do projeto, que oferece um acompanhamento nutricional e psicológico por meio de consultas, palestras informativas e, quando necessário, procedimento cirúrgico.

A obesidade é uma doença crônica, definida pelo acúmulo de gordura no corpo, que faz aumentar o risco a outros tipos de enfermidades, como doenças cardiovasculares, diabetes e apneia do sono, entre outras. Por isso, o objetivo do programa é proporcionar melhores condições de vida ao paciente, a partir do emagrecimento.

O estudante de medicina Weverton Carlos Silva, 26, está inserido no programa há cinco meses. Após várias tentativas de perda de peso, ele foi encaminhado ao procedimento cirúrgico de redução do estômago, a cirurgia bariátrica.

Weverton espera por dias melhores: mais saúde, autoestima e menos preconceito

Leia Também:  Governo abre processo seletivo para curso técnico em prótese dentária

weverton_silva_foto_luciano_pontes-4-300x200“Aqui encontrei um amparo e pessoas capacitadas para melhor me ajudar. Acredito que, se o Estado não investisse nessa área, a obesidade estaria ainda mais descontrolada. Estou bem tranquilo, pois o programa me tirou todas as dúvidas e medos. Depois da cirurgia espero ter mais saúde, melhorar minha autoestima e esquecer todo o preconceito que já sofri”, ressalta Silva.

Na rede privada, cada cirurgia bariátrica custa entre R$ 35 e 40 mil. A intervenção é o último estágio da obesidade. O médico-cirurgião do aparelho digestivo Thiago Batista conta que o HC tem em média 72 pacientes na fila de espera, prontos para serem operados.

“Estamos intensificando os procedimentos, como uma forma de combater a obesidade. É importante ter esse serviço gratuito no SUS, pois oferecemos para toda a população com grande disponibilidade de acesso e com toda a qualidade que o paciente merece”, destaca o cirurgião.

O serviço é disponibilizado a toda a comunidade. Os interessados em participar devem procurar a sede da Comissão de Residência Médica (Coreme), no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.

Leia Também:  Conheça os 6 alimentos que você deveria evitar para ter boa saúde

Mais informações: 3222-4326 ou 3222-3306.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Acre registra 10 mortes decorrentes da covid-19 e mais 218 novos casos da doença nas últimas 24 horas
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA