RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Michel Temer veta MP que prorroga fim dos lixões

O presidente da República em exercício, Michel Temer, vetou o artigo da MP que prorrogava o prazo

Publicados

Política

O presidente da República em exercício, Michel Temer, vetou o artigo da MP que prorrogava o prazo para os municípios brasileiros acabarem com os lixões, transformando-os em aterros sanitários

Michel Temer - divulgação

A Lei de Resíduos Sólidos estabeleceu como prazo final para os lixões o mês de agosto passado, mas muitos municípios não se adequaram à norma. A MP estendia a exigência para 2018.

Na mensagem de veto, o presidente em exercício afirma que o adiamento da implantação dos aterros sanitários contraria o interesse público. Além disso, informou que o veto foi negociado durante a votação da MP 651 no Senado, quando o governo acertou com os parlamentares que negociará uma proposta alternativa para “solução adequada”.

O Governo promete negociar uma proposta alternativa para os municípios que não conseguiram substituir os lixões por aterros sanitários. A MP 651 foi sancionada com 13 vetos, que serão analisados pelo Congresso Nacional.

Debate interessa ao Acre

No Acre, apenas o município de Rio Branco respeita a legislação ambiental com a Unidade de Resíduos Sólidos, construída pelo ex-prefeito Raimundo Angelim. O empreendimento foi estratégico e executado na gestão do então secretário de Meio Ambiente, Arthur Leite.

Leia Também:  Coordenador da SEPA, Atilon Pinheiro é braço direito do governo Gladson Cameli e ligado a deputada Maria Antônia e o ex-prefeito Dêda

À época, o investimento não foi muito bem compreendido. Mas, agora, a comunidade percebe o valor do empreendimento. Atualmente, o prefeito Marcus Alexandre tem um problema a menos para se preocupar em função desse investimento feito pelo ex-prefeito Angelim.

Todos os outros municípios do Acre têm problema com a destinação do lixo. E desrespeitam a legislação ambiental. Endividados, alegam não ter recursos para fazer as unidades de resíduos sólidos.

Fonte: agazeta.net

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Ao votar favorável a projeto do TJAC, deputado Edvaldo Magalhães defende reajuste para todos os servidores do Estado

Publicados

em

Deputado Edvaldo Magalhães  – Foto: Assessoria

Ao votar favorável ao projeto de reajuste de 4,62% para os servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nesta quarta-feira (24), o deputado estadual Edvaldo Magalhães defendeu que o reajuste das perdas inflacionárias também seja estendido a outras categorias de trabalhadores, por parte do Poder Executivo, além da revisão dos planos de cargos, carreiras e remunerações, da Educação e Saúde, por exemplo.

Ao discutir a matéria nas Comissões de Constituição e Justiça, de Serviço Público e de Orçamento e Finanças, Edvaldo Magalhães disse que é preciso avançar no debate, sob pena da Assembleia conviver com a narrativa de que umas categorias podem mais que outras.

“Nós temos uma pendência grande no tocante à Educação, que diz respeito ao piso nacional do magistério reajustado já partir do início desse ano e nós temos a discussão da famosa tabela salarial. Nós temos uma pendência com relação aos trabalhadores da Saúde, que é a sua velha, antiga e necessária bandeira, que é a construção do seu PCCR. O sistema de Segurança Pública, inclusive, amanhã, estará presente com as diversas categorias que integram a Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Iapen, ISE, Polícia Penal. Todas essas categorias com discussão e pautas específicas. Nós vamos precisar avançar nisso. Vai ficar esquisito para o conjunto dos servidores públicos, porque uns podem e outros não. Essa vai ser a discussão que vai ficar permanentemente frequentando o plenário da nossa Casa. Faço essas observações”, afirmou.

Leia Também:  Vereadores de Brasileia irão denunciar na PF e no MP/AC o gerente de esportes e o empresário Gerson Cunha por pagamento de taxa de forma indevida

A respeito do projeto, o parlamentar parabenizou o Tribunal de Justiça por estar repondo as perdas salariais anualmente, mantendo uma constância. “A observação que gostaria de fazer é parabenizar o Tribunal de Justiça por estar mantendo com a constância necessária o reajuste e a reposição das perdas dos seus servidores. No ano passado, houve um reajuste geral de 10%. Portanto, um percentual acima da inflação do ano anterior, repondo perdas de anos anteriores, não é um aumente real, mas é uma reposição de perdas. E agora vamos apreciar uma reposição de 4,62%, repondo os índices do ano passado. Isso está ocorrendo após essa Casa, lá atrás, ter feito um aumento dos percentuais dos poderes. E muito importante o papel que a Assembleia cumpriu”, finalizou Edvaldo Magalhães.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA