Após ficar exposto ao tempo fechado, Paulo foi atingido na cabeça por um raio.

Fonte: Agência ContilNet 

Após ficar exposto ao tempo chuvoso, Paulo foi atingido na cabeça por um raio/Foto: News Rondônia
Após ficar exposto ao tempo chuvoso, Paulo foi atingido na cabeça por um raio/Foto: News Rondônia

Um raio matou Paulo César Adre Silva, de 25 anos, na noite dessa sexta-feira (12) em Porto Velho (RO). A tragédia acorreu na balsa de Porto Velho que faz a travessia para a BR-319 sentido Rondônia/Amazonas (AM) no rio Madeira.

De acordo com informações de testemunhas, o trabalhador recolhia bilhetes dos veículos que iriam atravessar para o rio Madeira, no momento chovia bastante. Após ficar exposto ao tempo fechado, Paulo foi atingido na cabeça por um raio.

Uma ambulância Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi chamada ao local, porém, o resgate já havia encontrado Paulo César sem vida. Após os trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Estatísticas

Em média 100 pessoas morrem por ano no Brasil atingidas por raios, fora aquelas que não morrem, mas ficam com sequelas como perda de audição, memória e outras irreversíveis.

O Sudeste, no Brasil, foi a região onde mais pessoas morreram (29% do total), seguido pelas demais regiões praticamente empatadas: Centro-Oeste (19%), Norte (18%), Nordeste (18%) e Sul (17%). Considerando a população de cada região, a probabilidade de morte por raio varia de 0,5 a 2,2 por milhão por ano.

Alerta em caso de tempestade

Não ande na rua quando o céu tiver nuvem carregada. Nuvem carregada é aquela nuvem escura que vem um pouco antes de uma tempestade. Mesmo antes de começar a chover, procure se abrigar numa loja, restaurante.

Se durante uma tempestade com raios alguém da casa chegar de carro, não saia correndo para abrir o portão para ela. Você vai estar correndo 2 riscos: 1º) você ao sair para a chuva vai se expor aos raios; 2º) você ao tocar com as mãos no portão de ferro vai se sujeitar a receber a descarga do portão. O melhor é você ficar dentro da casa e a pessoa ficar esperando dentro do carro e parado na rua e só deixar o veículo depois que parar de trojevar.

Desligar (tirar o fio da tomada) a TV, computador, vídeo-game, forno de microondas, máquina de lavar roupa e outros aparelhos eletrico. O raio vem caminhando pela rede elétrica e pode “queimar” o aparelho, mesmo que o aparelho esteja desligado.

Se estiver tomando banho, saia imediatamente do banho pois o raio pode cair na rede hidráulica e você vai receber a descarga através da água do chuveiro. Ao sair do banho, não feche o registro, isto é, não ponha a mão no registro pois você pode receber a descarga através do registro.

Lembre-se que a caixa d´água é sempre colocada no ponto mais alto da casa ou do prédio e é a primeira a receber os raios. Portanto, toda a rede hidráulica da casa estará sub risco de receber a descarga. Não toque, isto é, não ponha a mão em torneiras, registro e válvulas da rede de água da casa.