Capacitação teve início nesta segunda-feira (1). Tribunal explica que capacitação tem duração de duas horas.

Do G1 AC

Treinamento para mesários começa nesta segunda-feira (1) no AC (Foto: Érico Andrade/G1)
Treinamento para mesários começa nesta segunda-feira (1) no AC (Foto: Érico Andrade/G1)

Ao menos 6.560 mesários devem passar pelo treinamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), nesta segunda-feira (1), para o trabalho durante as Eleições 2014. Em Rio Branco, a capacitação tem início marcado às 9h, no Cine Teatro Recreio, Assembleia Legislativa, Escola Armando Nogueira, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado do Acre (Seaprof) e Tribunal de Justiça.

De acordo com o TRE-AC, o treinamento dura em média duas horas e tem como objetivo explicar todos os procedimentos corretos que devem ser adotados no manuseio das urnas eletrônicas. Os que não comparecerem, sem justificava enviada à Justiça Eleitoral dentro do prazo, sofrerão penalidades incluídas no Código Eleitoral.

Os que vão atuar nas eleições têm direito a dois dias de folga no serviço público ou privado por cada dia trabalhado no pleito eleitoral, o que inclui também os dias de treinamento. Para os estudantes universitários, voluntários ou não, pode ser concedido um certificado de até 30 horas de atividade extracurricular.

Além disso, o mesário recebe auxílio-alimentação, certificado de serviços prestados à Justiça e, em casos de concursos públicos, cujo edital permita, tem preferência em casos de empate.