RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Com paralisia cerebral, acreana se prepara para 1º Olimpíada Especial

Micaeli dos Santos passou a praticar o atletismo há dois anos

Publicados

Tudo sobre Política

Micaeli dos Santos passou a praticar o atletismo há dois anos para fugir das aulas de educação física. Apesar da deficiência, ela enfrenta o preconceito e vence obstáculos.

Por Quésia Melo Rio Branco, AC

Paratleta Micaeli dos Santos, durante o treino para a 1ª Olimpíada Especial da Apae (Foto: Quésia Melo)

Paratleta Micaeli dos Santos, durante o treino para a 1ª Olimpíada Especial da Apae (Foto: Quésia Melo)

Paratleta Micaeli dos Santos, 18 anos (Foto: Quésia Melo)

micaeli3_1A paratleta Micaeli dos Santos, 18, prática o atletismos há dois anos. Ela, que tem paralisia cerebral, procurou a corrida para fugir das aulas de educação física na escola, onde a maioria dos jogos eram realizados com bola, o que lhe causava dificuldade. Hoje, o esporte é a forma que Micaeli encontrou para superar os obstáculos diários e também o preconceito. Na 1ª Olimpíada Especial da Apae, que será realizada a partir desta segunda-feira (25) até a sexta (29), ela competirá nas provas de corrida de 400m e 100m, além do arremesso de peso.

– Fugia das aulas com bola, não gostava. Praticando o esporte fora da escola, eu levava uma declaração para o professor e fazia apenas a prova escrita, sem prática – conta.

Leia Também:  Ana Cristina Valle fugiu do Brasil com medo de ser morta por Bolsonaro

Micaeli participou dos Jogos Paralímpicos do Acre, conquistando o 1º lugar na disputa de 200m, o segundo nos 100m e a medalha de ouro no arremesso de peso. Ela ainda disputou as Paralimpíadas Escolares, no ano de 2012, ficando em primeiro lugar nas três provas que disputou nos 400m, 100m e arremesso de peso até 4kg. No ano passado, ficou com a segunda colocação nos 400m e nos 100m, e com a medalha de bronze no arremesso. 

Micaeli conta que nunca foi atacada de frente por alguém que demonstrasse preconceito com sua paralisia cerebral e ainda assim praticar esportes, mas diz sentir o deboche das pessoas.

– As pessoas falarem para mim, na minha cara, nunca disseram. Mas, a gente sente o deboche. Muitas questionam sobre como posso correr, algumas riem, mas outras se surpreendem e apoiam. Em hipótese alguma, só porque as pessoas riem de mim, vou desistir do que amo – relata.

Com a chegada da 1ª Olimpíada Especial da Apae no Acre, onde 80 paratletas irão competir, Micaeli intensificou os treinos para a disputa. Segundo ela, a expectativa é mostrar durante a competição que, independente das deficiências, todos são capazes de praticar esportes e competir de igual para igual.

Leia Também:  Raimundinho da Saúde é denunciado por incentivar e financiar invasão de terras de trabalhadores rurais

– Estou me preparando para  competição que será realizada pela primeira vez e a expectativa é muito boa. Temos muitos atletas e acredito que isso mostrará o quando somos capazes de competir de igual para igual – conclui.   

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Tudo sobre Política

Gonzaga e Nicolau recebem atleta que representará o Acre na “Copa do Mundo” do fisiculturismo e destacam importância do esporte

Publicados

em

(Assessoria) – O presidente e o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputados Luiz Gonzaga e Nicolau Junior, receberam nesta quarta-feira (17) a visita do fisiculturista Everson Costa que irá representar o Acre no campeonato de fisiculturismo Mr. Olympia, que vai ocorrer em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O presidente da Aleac destacou o papel do Legislativo no incentivo ao esporte no estado do Acre. Gonzaga lembra que a Aleac apoia atletas e torneios em todo o estado. O parlamentar disse ainda que Everson pode contar com apoio do Legislativo acreano.

“A Aleac sempre tem apoiado o esporte. Nós fazemos, inclusive, o maior campeonato feminino de futebol do Acre que é realizado em Porto Walter. E hoje ao recebermos o Everson e sua equipe é muito importante e ficamos feliz ao saber que ele representa tão bem o nosso estado nas competições nacionais e internacionais. A Aleac estará apoiando mais esse atleta que participará no final do ano de competição nos Estados Unidos”, disse Gonzaga.

O primeiro-secretário Nicolau parabenizou Everson e sua equipe pelas conquistas e destacou que a Aleac trabalha em parceria com o governo do Estado para incentivar a prática de esportes entre as crianças e jovens acreanos.

Leia Também:  Assumindo o mandato em apenas um mês na Câmara Federal, Marfisa Galvão paga R$ 18 mil à empresa da Paraíba

“É uma visita muito importante para a Aleac, pois se trata de um atleta acreano que vai morar em São Paulo e representar o Acre em competições internacionais. Quero dizer que a Aleac tem esse papel fundamental, junto com o governo do Estado, de apoiar o esporte acreano. Cada deputado hoje tem emendas que são destinadas para ajudar as prefeituras a incentivar crianças a praticarem esportes. O esporte é vida e traz motivação aos nossos jovens. Vamos continuar apoiando o esporte em nosso estado”, disse Nicolau.

O atleta Everson Costa afirmou que a competição que irá participar em Las Vegas representa a “Copa do Mundo” do fisiculturismo, onde os melhores do mundo participarão do evento. Ele agradeceu o apoio da Aleac para a disputa do torneio fora do Brasil.

“Esse campeonato representa a ‘Copa do Mundo’ do fisiculturismo, onde os melhores do mundo vão participar e vou estar lá representando o Acre ao lado do Ramon Dino. Quero agradecer ao presidente Gonzaga e o Nicolau pelo incentivo que nos deram para essa disputa”, disse Everson.

Leia Também:  Senador Jorge Viana critica venda da Eletroacre por R$ 50 mil e diz que vai acionar Ministério Público

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA