RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Variedades

No AC, nº de mulheres nas eleições cresce 11,54% em relação a 2010

Neste ano, até o momento, 192 mulheres concorrem nas eleições.

Publicados

Variedades

Neste ano, até o momento, 192 mulheres concorrem nas eleições. Quantitativo leva em consideração dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Foto: ilustrativa

Foto: ilustrativa

tabela_quantitativo_vagasexo

A presença das mulheres no processo eleitoral acreano deste ano cresceu 11,54% em relação às eleições em 2010, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquele ano, dos 456 candidatos que concorreram aos cargos de governador (e vice), senador, deputado estadual e federal, participaram apenas 90 mulheres. Em 2014, o total subiu para 614 candidatos, dos quais 192 são do sexo feminino.

No entanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), os números ainda podem mudar, uma vez que o julgamento das candidaturas terminam no dia 5 de agosto.

Na concorrência de uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), até o momento, 529 candidatos estão na disputa, em que 163 são mulheres. Diferente de 2010, no qual o processo eleitoral contou com 78 mulheres e 310 homens.

Para o cargo de deputado federal, este ano, 43 homens e 21 mulheres concorrem às vagas no Câmara. Em 2010, dos 45 que concorriam, apenas 10 eram do sexo feminino.

Leia Também:  Tião Viana trata em Brasília da BR-364, ramais e ações para a saúde

Para os demais cargos, o quantitativo de homens e mulheres é mais equilibrado, devido à pequena quantidade de candidatos na disputa. (Veja a quantidade completa sobre as Eleições 2014 na tabela acima).

Fonte:  G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Crianças têm espaço garantido na Cidade do Povo

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA