RESGATE HISTÓRICO A COMUNICAÇÃO EM BRASILÉIA RÁDIO 3 DE JULHO – TV GLOBO EM BRASILÉIA

Coluna Social Gislene Salvatierra

23

Rádio 3 de julho em ação- na foto o radialista da Difusora Acreana Mauro Modesto, Ari Rodrigues- antigo funcionário da Rádio 3 de Julho de Brasiléia- Dep. Hermelindo Brasileiro.

A Rádio Educadora 3 de Julho de Brasiléia, funcionava desde 1973, tinha como Diretor e locutor Genário Amorim, depois estava como Diretor Erasmo Ribeiro e durante muitos anos foi seu Diretor Henrique Siqueira Oliveira (Henrique Generoso), mas seu funcionamento era precário.

Para que ela fosse realmente criada, foi preciso fazer uma campanha de conscientização da importância que essa rádio tinha para nossa cidade. 

Foi na administração da Prefeita Olinda Augusta Gadelha que a campanha ganhou força total, a comunidade se uniu na tentativa de angariar os recursos necessários para compra de equipamentos através de bingos e doações. 

A Rádio 3 de Julho continuou prestando grandes serviços às comunidades rurais e urbanas. 

Quem não se lembra do Saudoso locutor Leonardo Barbosa, do Ari Rodrigues, do Eurico Fonseca que vinha consertar durante anos as panes da rádio. 

Quem não lembra do horário esportivo ao meio dia narrado por Armando Salvatierra e Milton Esteves.

A 3 de Julho tinha o seu programa “Valores da Terra”transmitido diretamente do Restaurante da Chaguinha para o povo, era um programa muito ouvido. Tinha como atração, Babá e seu cavaquinho, Albene, Armandinho como cantores, Damiãozinho e sua sanfona e muitos outros “Prata da Casa”.

A 03 de Julho ficou tão importante que começou a gerar polêmica, se era do Estado ou era do município. E nessa briga perdemos a rádio.

A comunidade de Brasiléia, ainda motivada com o resultado positivo da campanha em prol da instalação da rádio, une-se novamente à Prefeitura Municipal de Brasiléia para conquistar seu próprio canal de TV e assim foi.

Através de doações da comunidade foi instalada A TV Repetidora Afiliada à Rede Globo de Televisão. Depois, em 1982, Brasiléia contou com as redes Bandeirantes e Manchete.

A RÁDIO ALDEIA FM 90.3

É uma emissora da Rede Pública de Comunicação do Acre, foi criada em 2001 e tem como um dos objetivos a promoção da florestania, o respeito às populações tradicionais buscando fazer um trabalho jornalístico, ético, pautado pelas questões regionais, voltado para a prestação de serviços.

A rádio atualmente leva diariamente aos ouvintes um programa jornalístico de qualidade, programas como Viva Melhor, entrevistas, avisos, anúncios, música, mensagens, aos domingos o programa Canta meu Povo e logo depois a Missa dominical transmitida diretamente da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores de Brasiléia. 

É realmente o elo de comunicação com as comunidades do interior e cidades vizinhas.

COMUNICAÇÃO