RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Família doa órgãos de jovem que morreu após capotamento no AC

Rins, córneas e fígado foram retirados para doação nesta sexta (1).

Publicados

Saúde

Rins, córneas e fígado foram retirados para doação nesta sexta (1). Acidente matou outras três pessoas, em Rodrigues Alves.

Genival Moura Do G1 AC

 (Foto: Arquivo de família)

(Foto: Arquivo de família)

A família do estudante Caio Junior Alves da Silva, de 20 anos, que morreu em decorrência de um capotamento, em Rodrigues Alves, decidiu autorizar a doação dos órgãos do jovem, nesta sexta-feira (1). O rapaz ficou gravemente ferido no acidente e teve morte encefálica confirmada na quinta-feira (31), por uma equipe médica do Pronto-Socorro de Rio Branco, para onde havia sido transferido. Outras três pessoas morreram no mesmo acidente.

O procedimento para a doação dos órgãos foi realizado na tarde desta sexta-feira (1) no Hospital das Clínicas de Rio Branco. Regiane Ferrari, coordenadora da Central de Transplantes, explicou que a família do estudante autorizou a doação de todos os órgãos, porém, devido a distância entre o Acre e os grandes centros do país, só foram doados os rins, córneas e fígado.

“Muitos hospitais estavam interessados, mas por questão de logística não foi possível doar o coração, pâncreas e pulmão. A viagem aérea para Brasília (DF), por exemplo, dura em torno de três horas, assim a validade dos órgãos vence. Os que foram aproveitados serão utilizados em transplantes aqui mesmo no estado”, explicou Regiane Ferrari.

Leia Também:  Samu recebe 10 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento no Acre

O autônomo Silas Braga da Silva, de 41 anos, pai de Caio Junior, disse que a família concordou com a doação pensando em salvar vidas. “Eu, junto com a mãe do Caio, conversamos com o médico e decidimos autorizar a doação porque isso é um ato de amor. Infelizmente meu filho não conseguiu sua recuperação, mas ainda teve a oportunidade de contribuir com outras vidas”, destacou.

Devido aos procedimentos de doação de órgãos, o corpo do jovem só será liberado neste sábado (2) para Rodrigues Alves onde ocorre o velório e o sepultamento.

Entenda o caso

O acidente que vitimou Caio Júnior ocorreu na terça-feira (29), na rodovia AC-407, a um quilômetro de Rodrigues Alves. Ele era o único sobrevivente do capotamento que vitimou outras três pessoas. O carro era conduzido pelo espanhol José Luiz Gimenez Maroto, de 39 anos, que perdeu a direção do veículo, capotou e colidiu contra um barranco.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Prefeito Zequinha Lima cobra atraso em obra de UBS do Conjunto Cumarú, em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está construindo duas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira, 16, o prefeito Zequinha Lima visitou as obras de construção da UBS do bairro do Formoso e do Conjunto Cumarú, onde cobrou agilidade no serviço que está atrasado e garantiu que as empresas serão notificadas.

” Recebemos denúncias dos moradores do Conjunto Cumaru que a obra desse posto de saúde está parada. Então eu estou aqui certificando e realmente comprovei que a obra está parada e além de tudo existe alguns equipamentos que foram quebrados, foram danificados. Hoje autorizo os secretários de planejamento e administração a notificar a empresa. Estamos cobrando porque a empresa que está responsável por essa obra já recebeu R$ 681 mil e até agora não concluiu o trabalho. Já era para estar concluída para ser entregue para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul porque queremos entregar para a comunidade essa UBS funcionando. Quero ressaltar que a Prefeitura está bastante atenta para problemas como esses não possam mais continuar”, ressaltou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Hemoacre diz que maior dificuldade é fidelizar doadores de sangue

O morador do Conjunto Cumarú, Manoel da Silva, agradeceu a visita do prefeito e ressaltou estar ansioso para o dia da entrega do local. “Estou muito ansioso para ver a entrega dessa obra. Atualmente eu e minha família estamos indo a unidade de saúde do bairro do Remanso a procura de atendimento médico e a entrega dessa UBS perto da minha casa vai facilitar a vida não só da minha família mas de todo os moradores. Fico feliz em saber que o Prefeito Zequinha Lima está aqui vendo de perto essa obra parada e pedindo para que a empresa que foi contratada termine o que começou para que a população possa usar”, agradeceu o morador.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA