RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Variedades

AC é maior emissor de fumaça na região transfronteiriça.

Estudo sobre poluição realizado pelo Inpe é apresentado durante SBPC.

Publicados

Variedades

Estudo sobre poluição realizado pelo Inpe é apresentado durante SBPC. Pesquisa derrubou tese de que fumaça de Rio Branco viria da Bolívia.

Rayssa NataniDo G1 Acre

Rio Branco, capital do Acre, tomada por fumaça  (Foto: Gleilson Miranda/Governo do Acre)

Rio Branco, capital do Acre, tomada por fumaça (Foto: Gleilson Miranda/Governo do Acre)

Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentado nesta quinta-feira (24) durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), mostra que o Acre é o principal poluente na região transfronteiriça. Os dados, colhidos de 2005 a 2010, derrubaram a tese de que a origem da fumaça que encobre o Acre, no auge das queimadas, viria principalmente de cidades da Bolívia.

“Nossos estudos apontam que grande parte da poluição do Acre é gerada no próprio estado, não é trazida pelos ventos de outros locais. A pesquisa foi limitada às emissões causadas por queimadas, que são as mais relevantes”, afirma o pesquisador titular do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Inpe, Saulo Freitas. Na ocasião, foi debatido o Impacto Trinacional da queima de Biomassa e da Fumaça na Amazônia Sul Ocidental.

Leia Também:  Jurilande Aragão e Mâncio Lima Cordeiro são escolhidos os homens fortes do Sebrae

A pesquisa, encomendada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), verificou as contribuições das emissões da Bolivia, PeruRondôniaMato Grosso, Amazônia, Pará e Acre na fumaça verificada no quadrilátero de Rio Branco. Em 2005, a maior contribuição foi do Acre e decorreu das queimadas no próprio estado. Naquele ano, 28.784 focos de incêndio foram registrados.

Em 2008, o Acre permanece em primeiro na lista das fontes emissoras de fumaça, seguido da Bolívia. Somente em 2009, quando a Justiça concedeu liminar para ação movida contra o governo estadual pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que exigia suspensão parcial das autorizações de queimadas, o Acre deixou de liderar o ranking, dando lugar ao Amazonas. O resultado se repetiu no ano seguinte.

Em 2012, houve uma redução de 65% nos focos de calor em todo estado. “A poluição tem decaído ao longo dos anos. Quando você olha os mapas do desmatamento, vê que há um declínio, e isso está associado também à diminuição das emissões de fumaça”, afirma Saulo,  que atua principalmente nos temas relacionados à poluição do ar e química atmosférica, queimadas e seus impactos em mudanças do tempo, clima e saúde pública.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Bloguerio Acusa Marcio Bittar De Fazer Jogo Sujo Contra Bocalom

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA