RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

A taça da Copa não é mais do vencedor, que fica apenas com uma réplica

O campeão da Copa do Mundo tem o direito de ficar com a taça para sempre.

Publicados

Tudo sobre Política

Alguns amigos têm me perguntado se o campeão da Copa do Mundo tem o direito de ficar com a taça para sempre.

Fonte:blogs.estadao.com.br

Esse assunto gera dúvidas porque no passado, a seleção que ganhasse o Mundial da Fifa três vezes consecutivas ou cinco alternadas, depois passou para três vezes alternadas, tinha o direito de levar o […]

Tags: copa do mundo; copa 2014; taça da Copa do mundo; fifa

Tags: copa do mundo; copa 2014; taça da Copa do mundo; fifa

Alguns amigos têm me perguntado se o campeão da Copa do Mundo tem o direito de ficar com a taça para sempre. Esse assunto gera dúvidas porque no passado, a seleção que ganhasse o Mundial da Fifa três vezes consecutivas ou cinco alternadas, depois passou para três vezes alternadas, tinha o direito de levar o troféu para casa e ficar com ele permanentemente. Foi o jeito encontrado pela Fifa de motivar os campeões e também as outras seleções a não deixar que um país se tornasse soberano na disputa. Por isso que o Brasil ficou com a Jules Rimet em 1970, após ganhar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).

Leia Também:  Prefeito Ilderlei Cordeiro intensifica os trabalhos de limpeza da vias públicas do município

Como todos sabem, a Jules Rimet foi roubada no Brasil para que seu ouro fosse derretido e vendido a preço de banana. Daí a Fifa resolveu mudar sua forma de guardar a taça mais cobiçada do futebol mundial. Vale ressaltar que antes de ser roubada no Rio de Janeiro, a Jules Rimet já havia sido extraviada outras vezes.  Para que ela não fosse roubada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, o então presidente da Federação Italiana de Futebol, Ottorino Barassi, que também era vice-presidente da Fifa, a escondeu numa caixa de sapato debaixo de sua cama. Duas décadas depois, a taça foi roubada durante exposição pública no Westminster Central Hall, na Inglaterra, onde o futebol nasceu, antes da Copa de 1966 naquele país. Mas ela foi encontrada sete dias depois, embalada num jornal perto de uma cerca de um jardim em Londres, por um cão chamado Picles.

Depois que a Jules Rimet foi roubada e derretida no Brasil, a Fifa criou o modelo atual da taça, essa que está sendo exposta no Brasil pela Coca-Cola. E também mudou suas regras para os países campeões. Desde a Copa de 1974, nenhum campeão tem mais o direito de ficar permanentemente com o troféu. A Fifa crava o nome do vencedor na taça, a deixa no país vencedor por quatro anos e depois a troca por uma réplica. A original volta para a sede da entidade na Suíça e lá é guardada a sete chaves.

Leia Também:  Prefeito Enfrenta Chuva e atoleiros para ouvir reinvindicações de moradores da Comunidade da Terra Alta

Os países que já assinaram a nova taça da Copa do Mundo são:

1974 – Alemanha
1978 – Argentina
1982 – Itália
1986 – Argentina
1990 – Alemanha
1994 – Brasil
1998 – França
2002 – Brasil
2006 – Itália
2010 – Espanha

Há espaços para que os campeões tenham seus nomes escritos na peça até a Copa de 2038.

A agora chamada Taça Fifa foi criada pelo artista plástico Silvio Gazzaniga. O troféu mede 36,5 centímetros. Tem 5 quilos de ouro. A taça pesa ao todo 6,17 quilos. Seu formato é de figuras humanas segurando o planeta Terra.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Tudo sobre Política

Prefeito Zequinha Lima participa da inauguração de unidade da Defensoria Pública em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – O prefeito Zequinha Lima participou, na manhã desta quinta-feira, 18, da inauguração da unidade da Defensoria Pública de Cruzeiro do Sul. O prédio já está em funcionamento desde o início de 2024 na Avenida Coronel Mâncio Lima, no bairro Floresta. Na oportunidade, foi lançando o primeiro volume da coleção Cidadania e Direitos – Povos Indígenas.

Participaram da cerimônia, o prefeito Zequinha Lima, a vice-governadora, Mailza Assis, a defensora-geral do Acre, Simone Santiago, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre e deputado, Luiz Gonzaga, os deputados estaduais , Nicolau Júnior, Pedro Longo, e Clodoaldo Rodrigues, autoridades locais, secretários estaduais e municipais.

“Este é um órgão importante que presta um serviço de qualidade, principalmente para as pessoas que mais precisam. Deixamos aqui nossos agradecimentos aos serviços prestados e pelo excelente trabalho realizado. Essa unidade vai fazer diferença para a população de Cruzeiro do Sul”, agradeceu a vice-governadora, Mailza Assis.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, ressalta que pelo menos 18 municípios já contam um prédio da DPE/AC. Explicou que o material informativo e didático foi feito pela equipe da Ouvidoria da Defensoria Pública em apoio com os povos indígenas e faz parte da programação da instituição em alusão ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado anualmente no dia 19 de abril.

Leia Também:  Presidente da Aleac, Nicolau Júnior, destina emenda de R$ 150 mil reais ao Educandário de Cruzeiro do Sul

“Estamos aproveitando esse momento de inauguração do nosso novo espaço, do nossa nova unidade aqui em Cruzeiro do Sul da Defensória Pública e lançando também a cartilha Cidadania e Direitos – Povos Indígenas que a primeira unidade que fala sobre a questão dos direitos, do tratamento que se deve dado aos povos indígenas e amanhã dia 19 de abril e a comemoração deles e achamos o momento propício para ter esse lançamento aqui em Cruzeiro do Sul. Esse novo espaço significa oferecer mais dignidade, oferecer um espaço mais humanizado e com qualidade para as pessoas que aqui nos procuram”, disse.

O prefeito Zequinha Lima, falou sobre os avanços da Defensoria nos municípios e a alegria da instituição agora estar mais perto da população de Cruzeiro do Sul. “Fico feliz com esse novo espaço porque vai oferecer mais dignidade para quem procura dos serviços prestados pela Defensória Pública. As pessoas que procuram a unidade não tem condições de pagar um advogado ou um escritório e aqui eu quero parabenizar o governo do Estado que nesses últimos anos, vimos os investimentos altos no sentindo de fortalecer essas instituições muito importante para o cidadão e aqui em Cruzeiro do Sul. Isso é visível através da mudança para um ambiente mais adequado, mais amplo onde as pessoas se sentem mais a vontade”, pontou.

Leia Também:  Prefeito Enfrenta Chuva e atoleiros para ouvir reinvindicações de moradores da Comunidade da Terra Alta
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA