Saúde alerta para a prevenção e controle do diabetes

Testes rápidos são oferecidos nas unidades básicas de saúde

Por Álefe Souza

 (Foto: Arquivo Secom)
(Foto: Arquivo Secom)

O dia 26 de junho é lembrado como o Dia Nacional do Diabetes. A doença é causada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A causa está associada a fatores de risco, como obesidade, excesso de ingestão de açúcar e gordura, sedentarismo, estresse, alcoolismo, idade e hereditariedade.

Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2013, 6,9% da população adulta do Brasil afirma ter sido diagnosticado com diabetes. Esse número é maior entre as mulheres (7,2%) do que nos homens (6,5%).

A doença prevalece na faixa etária de 55 a 64 anos (18%) e acima de 65 anos (22%). Em Rio Branco, 24,8 mil pessoas têm diabetes, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), desenvolve campanhas para alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce da diabetes, com ações de mobilização e conscientização sobre o combate à doença.

“O diabetes não tem cura. Mas é possível controlar e levar uma vida normal, por meio de alimentação adequada, exercícios físicos e medicamentos.

Infelizmente, milhares de diabéticos não sabem que são portadores da doença, e só procuram ajuda médica quando os sintomas se agravam. Por isso, é importante fazer o teste nas unidades básicas de saúde para descobrir o quanto antes”, disse Jocelene Soares, da Divisão de Doenças Crônicas da Sesacre.