Famílias de dois bairros foram beneficiadas pela regularização fundiária e agradeceram ao governador Tião Viana pela ação

Por Nayanne Santana

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Moradores dos bairros José Moreira e Ferreira da Silva, de Brasileia, encerram um período de longa espera nesta sexta-feira, 20, ao receber, das mãos do governador Tião Viana, o título de posse de seus imóveis. São 1.300 famílias beneficiadas pela ação que tem sido promovida pelo governo do Estado em todos os municípios por meio de Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

“Há sete anos sonhava com isso, e hoje é um momento de muita emoção porque tinha muito medo de um dia perder essa terra, de dizerem que ela não era minha; tinha medo de que o dinheiro que dera na casa fosse perdido.”

Luzia Pereira

“O próximo beneficiado será o bairro Eldorado. Estamos ajudando essas famílias a conquistar um pouco de paz, porque se cada uma fosse regularizar seu imóvel por conta própria, teria dificuldades, podendo gastar pelo menos oito mil reais”, comentou o governador.

Tião Viana observou que a presidente Dilma Rousseff tem ajudado muito o Acre em diversas ações de governo que trazem benefícios às comunidades.

A conquista da paz

O título representa conquista da paz e alegria para Luzia (abaixo) e Airton 

Secom_AcreGM2006141231_Fotor_Collage-225x300Para a moradora Luzia Pereira Alves, receber o documento pôs fim ao medo de perder o bem conquistado com tanto suor. Para ela, é a conquista da paz tão esperada, por meio da segurança de ver sua propriedade regularizada.

“Há sete anos sonhava com isso, e hoje é um momento de muita emoção porque tinha muito medo de um dia perder essa terra, de dizerem que ela não era minha, tinha medo de que o dinheiro que dera na casa fosse perdido. Muita gente dizia que isso não ia sair, mas com o governo do Estado, ajudando, saiu”, comemora a moradora.

O momento também é de alegria para o morador Airton Cirilo Dias, que já tem planos para sua propriedade após receber o documento que assegura seus direitos sobre a moradia na qual que vive com sua família.

“Esse documento representa um sonho de vida. A gente está feliz e emocionado porque, com esse título a gente pode fazer empréstimos nos bancos e melhorar as nossas casas. Agradeço ao governo pelo trabalho que fizeram aqui”, disse Dias.