RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Variedades

Workshop apresenta resultados do Projeto Acre Design Lab

Acreanos puderam conhecer os calçados e acessórios feitos no estado e expostos na Itália

Publicados

Variedades

Acreanos puderam conhecer os calçados e acessórios feitos no estado e expostos na Itália 

Por Celis Fabrícia 

workshop_acre_latex_designer_foto_luciano_pontes-3-620x300

O workshop do Projeto Acre Látex Design Lab foi realizado no auditório da Casa da Indústria, na manhã de quarta-feira, 18. O evento apresenta os resultados do projeto que capacitou artesãos e comunidades a trabalharem produtos que têm como matéria-prima o látex. Os objetos criados possuem design que agrega a identidade cultural e história dos acreanos, especialmente dos calçados, ao valor de mercado.

A iniciativa foi da primeira-dama do Estado do Acre e arquiteta Marlúcia Cândida. O Instituto Europeo di Design (IED) foi convidado a idealizar o projeto, que é realizado em parceria entre o governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sistema da Federação da Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), por meio do IEL e Senai. Também apoiam a iniciativa Seaprof, ICMBio, CNI e governo federal.

Todos os inscritos receberam certificado de participação do Workshop (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Os calçados e colares resultado da capacitação foram expostos no mês de abril em Milão, Itália, no Espaço Brasil S/A, durante o Salone Internazionale del Mobile, e hoje na capital acreana. “Eu me sinto orgulhoso de ter criado esse produto. Depois do curso, ele abriu nossas ideias para criar novas linhas de produtos. Serviu muito esse workshop para aumentar a produção e identificar os calçados com a floresta”, explica José Rodrigues de Araújo, conhecido como Dr. da Borracha.

Leia Também:  Cadastro de Habitação Estadual está em fase de regulamentação

workshop_acre_latex_designer_foto_luciano_pontes-3_Fotor_Collage-580x435

Ainda durante a programação na capital acreana, foram realizadas palestras com os temas Acre: Um sonho real de sustentabilidade na Amazônia brasileira; Artesanato: Design, Identidade e Mercado; Projeto Acre Látex Design Lab, além do lançamento do catálogo de produtos e do site do projeto. “A gente quer expandir o projeto, fazer um trabalho com as comunidades que moram dentro d floresta e assim elas cuidarão melhor da floresta e terão melhoria na renda e na vida, ” diz Marlúcia Cândida .

No Acre Latex Design é possível encontrar com informações sobre o projeto, a versão on-line do catálogo das linhas criadas pelos artesãos no workshop e também um vídeo que conta a história da evolução do design do sapato do seringueiro e seu valor tradicional para o Acre.

O que disseram

que-disseram-latex-acre-design-iel-thennyson-passos-PNG32

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Cadastro de Habitação Estadual está em fase de regulamentação

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA