Acreanos puderam conhecer os calçados e acessórios feitos no estado e expostos na Itália 

Por Celis Fabrícia 

workshop_acre_latex_designer_foto_luciano_pontes-3-620x300

O workshop do Projeto Acre Látex Design Lab foi realizado no auditório da Casa da Indústria, na manhã de quarta-feira, 18. O evento apresenta os resultados do projeto que capacitou artesãos e comunidades a trabalharem produtos que têm como matéria-prima o látex. Os objetos criados possuem design que agrega a identidade cultural e história dos acreanos, especialmente dos calçados, ao valor de mercado.

A iniciativa foi da primeira-dama do Estado do Acre e arquiteta Marlúcia Cândida. O Instituto Europeo di Design (IED) foi convidado a idealizar o projeto, que é realizado em parceria entre o governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sistema da Federação da Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), por meio do IEL e Senai. Também apoiam a iniciativa Seaprof, ICMBio, CNI e governo federal.

Todos os inscritos receberam certificado de participação do Workshop (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Os calçados e colares resultado da capacitação foram expostos no mês de abril em Milão, Itália, no Espaço Brasil S/A, durante o Salone Internazionale del Mobile, e hoje na capital acreana. “Eu me sinto orgulhoso de ter criado esse produto. Depois do curso, ele abriu nossas ideias para criar novas linhas de produtos. Serviu muito esse workshop para aumentar a produção e identificar os calçados com a floresta”, explica José Rodrigues de Araújo, conhecido como Dr. da Borracha.

workshop_acre_latex_designer_foto_luciano_pontes-3_Fotor_Collage-580x435

Ainda durante a programação na capital acreana, foram realizadas palestras com os temas Acre: Um sonho real de sustentabilidade na Amazônia brasileira; Artesanato: Design, Identidade e Mercado; Projeto Acre Látex Design Lab, além do lançamento do catálogo de produtos e do site do projeto. “A gente quer expandir o projeto, fazer um trabalho com as comunidades que moram dentro d floresta e assim elas cuidarão melhor da floresta e terão melhoria na renda e na vida, ” diz Marlúcia Cândida .

No Acre Latex Design é possível encontrar com informações sobre o projeto, a versão on-line do catálogo das linhas criadas pelos artesãos no workshop e também um vídeo que conta a história da evolução do design do sapato do seringueiro e seu valor tradicional para o Acre.

O que disseram

que-disseram-latex-acre-design-iel-thennyson-passos-PNG32