RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Projeto “Plantando Livros” leva contação de histórias à escolas

Urmas de creche e ensino fundamental dos dois turnos foram contempladas

Publicados

Educação

Urmas de creche e ensino fundamental dos dois turnos foram contempladas

Por Valéria Santana

Turmas-de-creche-e-Ensino-Fundamental-dos-dois-turnos-foram-contempladas-Foto-Valéria-Santana-Biblioteca-da-Floresta-FEM-580x435

Alunos da escola Ione Portela da Costa Casas receberam a equipe da Usina de Humanização da Biblioteca da Floresta/Fundação Elias Mansour (FEM) que esteve no local com o projeto “Plantando Livros” durante terça e quarta-feira, 10 e 11.

Cinco histórias foram contadas e estão contempladas pela segunda ação do projeto Semeando Histórias. O público desta edição foram cerca de 200 crianças – turmas de creche e ensino fundamental.

O livro de Jean Angelles intitulado “Era Uma Vez na Amazônia”, foi base para as contações iniciadas pela história que intitula o livro, seguida de “A Estrela”, “O Caiarara” e “o Despertar do Pajé”.

Ícaro Varela, 11 anos, aluno do quinto ano, gostou da ação por se referir a histórias da Amazônia e, principalmente, quando o personagem central de “O Caiarara” fala da vaidade, “que ela nunca é a primeira coisa a ser valorizada dentro de nós”, destaca.

As histórias escolhidas possuem, predominantemente, personagens com nomes indígenas, essa particularidade cativou a atenção, além dos sorrisos, das crianças. 

Leia Também:  Jovem morre após ser atingido por apagador de lousa em escola de São Paulo

“Gostei de tudo, do jeito que eles contaram. A parte mais legal e mais engraçada foi o nome das pessoas, são diferentes, né?”, disseram as estudantes Marcele Louise Bessa e Gabriela de Lima, do quarto ano.

A coordenadora pedagógica, Sônia Barbosa, explica que a ideia de semear histórias na escola foi a consequência de uma conversa inicial com a secretaria da Biblioteca da Floresta/FEM.

“A escola já faz semanalmente rodas de leitura com as turmas. Como as professoras sempre pediam para levarmos os alunos em visitas às bibliotecas, eu conversei e conheci o projeto que poderia nos beneficiar ainda mais, justamente, esse que tem a contação de histórias”, declarou.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  Ufac denuncia fraude em contratos de estágio feita por suposto servidor

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  Inaugurado em Rio Branco a franquia da Escola Meu Dever de Casa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA