Falta de médico causa tumulto em HC de Rio Branco

Pacientes reclamam que aguardaram horas e tiveram consulta cancelada. Gerente assistencial do HC diz que otorrino faltou por motivos de saúde.

Rayssa NataniDo G1 Acre

Falta de médico otorrino irrita pacientes em Rio Branco
Falta de médico otorrino irrita pacientes em Rio Branco

Um tumulto se formou no corredor que dá acesso aos consultórios do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, nesta quinta-feira (12). Muitos pacientes, entre eles idosos e crianças, que estavam com consulta agendada para esta manhã acabaram voltando sem atendimento.

Segundo uma paciente que não quis se identificar, desde às 7h um grupo de pessoas aguardava pelo médico otorrinolaringologista, mas foi informado somente às 9h30 que as consultas deveriam ser remarcadas. “Eu estava esperando para consulta. O tumulto se formou quando a recepcionista disse que o médico não iria”, afirmou.

Ela diz ainda que dos sete consultórios de diferentes especialidades, apenas dois teriam médico disponível. Mas de acordo com a médica cardiologista Paula Mariano, gerente assistencial do Hospital das Clínicas, essa informação não procede. “Todos os médicos que tinham consultas marcadas para hoje atenderam, menos um que está doente, o otorrino. Eu mesma estou atendendo”, afirma.

Paula explica que o médico informou somente às 8h que não poderia trabalhar.”Ele demorou para avisar que não ia vir, então por isso que não foi passada a informação antes para eles [pacientes], porque não tem como o pessoal da recepção saber. Entendo pelo pessoal que estava aqui aguardando, mas doença a gente não tem como prever”, alega.

Falta de médico Rio Branco (Foto: Arquivo pessoal)Corredor de HC estava cheio nesta manhã (Foto: Arquivo pessoal)