RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

No Acre, imigrantes fãs veem Brasil como favorito no Mundial

Haitianos e senegaleses que estão no abrigo em Rio Branco

Publicados

Geral

Haitianos e senegaleses que estão no abrigo em Rio Branco, capital do Acre, mostram admiração pelo futebol canarinho e apostam em hexacampeonato em 2014

Por João Paulo MaiaRio Branco, AC

Fãs do futebol canarinho, imigrantes vão torcer pelo Brasil na Copa (Foto: João Paulo Maia)

Fãs do futebol canarinho, imigrantes vão torcer pelo Brasil na Copa (Foto: João Paulo Maia)

A Copa do Mundo reúne as melhores seleções do planeta. São 32 times representando nações. Os países que ficaram de fora, porém, também têm torcedores. Entre eles, o senegalês Pakala Sow e o haitiano Beanvil Thevené. São alguns dos milhares de imigrantes que usam o Acre como rota para chegar às grandes metrópoles brasileiras. Distantes da família, dos amigos e da terra natal, eles já têm uma seleção para torcer no Mundial: o Brasil.

Veja também: Haiti, Acre e Copa 2014: histórias entre o terremoto, a fé e o futebol

A tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, no Acre, é, há três anos e seis meses, a principal porta de entrada dos haitianos, que começaram a chegar em dezembro de 2010, depois do terremoto que matou mais de 200 mil pessoas no país caribenho. A partir deste ano, imigrantes de outros países, como Senegal e República Dominicana, também passaram a desembarcar em terras brasileiras. Segundo o Governo do Acre, cerca de 20 mil deles já passaram pelo estado.

Leia Também:  Produtores podem quitar débitos de crédito rural com Banco da Amazônia

Pakala Sow está há uma semana no abrigo em Rio Branco

haitiano_copa_-_foto_jp_8Entre os 400 imigrantes no abrigo na capital do estado, eles se divertem fazendo o que o brasileiro mais gosta: jogar futebol. O passatempo que todos buscam para esquecer os problemas da vida. Numa quadra de cimento e a esperança de um novo recomeço, o esporte se torna uma saída para o cotidiano incerto.

Pakala Sow, 31 anos, chegou em Rio Branco há uma semana. Do Senegal, passou por Espanha, Equador e Peru, até chegar em Assis Brasil, município acreano que faz fronteira com o Peru. A receptividade dos brasileiros levou ele a torcer pela Seleção de Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo.

– Os brasileiros me receberam como uma família. Gosto de ver um bom futebol e por isso vou torcer pelo Brasil. Gosto de ver Daniel Alves, do Barcelona, jogando. Ele é excelente, é qualificado – comentou o senegalês.

A opinião de Pakala é a mesma de Beanvil Thevené, 29 anos. O estudante haitiano ainda não sabe onde vai assistir os jogos do Mundial, porque chegou no Brasil para trabalhar. Fã de Romário, Cafu e Rivaldo, Thevené vê Neymar e Oscar como os diferenciais da Seleção Brasileira de hoje.

Leia Também:  Detran orienta condutores que pretendem pegar a estrada no feriado

– Quando era pequeno assistia aos jogos pela televisão, via Romário, Cafu e Rivaldo. Vou torcer pelo Brasil, é um time animador. Os brasileiros são competentes. Se o Brasil não chegar ao título, acredito que a segunda opção é a Alemanha, por ter jogadores como Özil, Schweinsteiger, Götze e Podolski – completou.

abrigo haitianos futebol copa do mundo Rio Branco Acre (Foto: João Paulo Maia)Futebol é passatempo no abrigo (Foto: João Paulo Maia)

Imigrantes, brasileiros e estrangeiros começam a fazer a festa para o Mundial 2014. A abertura tem data e hora marcada: 12 junho, 17h (de Brasília), na Arena Corinthians, Brasil e Croácia abrem a Copa do Mundo da Fifa.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Deputada Maria Antônia e ex-prefeito Dêda participam de evento na Comunidade Dom Moacir, em Rio Branco

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA