RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Mutirões de cirurgias são realizados em Cruzeiro e Sena

Mais de 50 procedimentos foram realizados durante os mutirões de cirurgias

Publicados

Saúde

Mais de 50 procedimentos foram realizados durante os mutirões de cirurgias

Por Álefe Souza

Mutirão-de-cirurgias.-fotos-cedidas-1234-600x300

Mutirões de cirurgias foram realizados em dois municípios do estado neste fim de semana, dias 17 e 18. Em Cruzeiro do Sul, 36 mulheres foram submetidas a cirurgias de histerectomia (retirada parcial ou total do útero) e laqueaduras (esterilização feminina que consiste no corte ou ligamento cirúrgico das trompas).

Os procedimentos são realizados no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (HMCJ), com o apoio do Hospital Regional do Juruá. Duas equipes, formadas por ginecologistas, anestesistas e enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram disponibilizadas para a realização dos procedimentos.

“Foram 12 horas de trabalho, durante os dois dias de mutirão, para realizar todas as cirurgias. São procedimentos comuns, e a maior parte das pacientes já recebeu alta”, disse a gerente do HMCJ, Fabiana Ricardo.

Em Sena Madureira, a equipe do médico cirurgião Yotaro Suzuki, do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, atendeu 20 pacientes com indicação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que aguardavam por cirurgias de hérnia e vesícula, no Hospital João Câncio Fernandes.

Leia Também:  Com nova escala médica, centro cirúrgico do Pronto-Socorro de Rio Branco acelera atendimento

“É uma satisfação atender as pessoas em sua própria localidade, sem que seja preciso os pacientes se deslocarem a outros municípios para receber atendimento”, disse Suzuki.

Os procedimentos são realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), para reduzir o tempo de espera por cirurgias que não são de urgência e emergência.

Mutirão-de-cirurgias.-fotos-cedidas-580x773

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Centro de Diagnóstico de Cruzeiro do Sul realizou mais de 50 mil exames no mês de março

Publicados

em

O Centro Municipal de Diagnóstico Edson Mesquita de Magalhães, localizado no Bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul, realizou mais de 50 mil exames no mês de março. Foram 55.512 análises laboratoriais para diagnosticar diversas patologias e exames de imagens garantidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. No Centro há 400 tipos de análises laboratoriais disponíveis para a população, além de 12 tipos de ultrassonografia.

Com o horário de funcionamento das 6h às 11h e das 13hs às 17h, o laboratório recebe mais de 100 pacientes por dia. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde e, no dia marcado, os pacientes comparecem no Centro de Diagnóstico para coletar o material.

Os resultados são entregues em até 48 horas. Já os exames sorológicos demoram até 7 dias. Todos são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.

“A rapidez do diagnóstico é fundamental para que o paciente possa iniciar o tratamento o mais precocemente possível”, destaca o prefeito Zequinha Lima.

Exames realizados

Leia Também:  Criança do Acre com cardiopatia faz tratamento em SP e família pede ajuda para se manter no estado

Com equipamentos de alta tecnologia, o Centro realiza exames de sorologia para hepatites, HIV, leptospirose, dengue e chikjngunya. Diagnósticos bacterológicos para tuberculose, hanseníase e para leishmaniose e os de sorologia, bioquímicos, hematologia, parasitologia, ultrassonografia, urianálise, leishmaniose, imunologia, turbeculose e hanseníase. No ano passado, o município também passou a realizar exames hormonais.

“Ampliar a capacidade de atendimento no Centro de Diagnóstico foi uma preocupação nossa para assegurar uma assistência de saúde mais eficiente para a nossa população”, garantiu Zequinha.

Ideane Alencar, gerente de papelaria, procurou o centro de diagnostico para fazer hemograma completo, creatinina, fezes e urina. “Se temos essa oportunidade de fazer exames seguro e gratuito temos que aproveitar “, conta.

A Maria Leideane Amaral de Lima, de 39 anos, Cuidadora de idoso procurou o centro de diagnóstico para fazer exame de sangue e urina. “Eu acredito que eu gastaria uns R$ 50 para fazer no particular, então é muito bom ter tudo gratuito assim, economizamos e o dinheiro rende mais”, destacou.

Exames de imagens

Somente no mês de março, foram realizados 1.115 exames de imagem como a Ultrassonografia de mama, abdominal, transvaginal, obstétrica, pélvica, mãos, pés, testículos, parede abdominal, próstata, partes moles e de vias urinárias. A aposentada Maria Vania Nogueira da Silva, procurou o centro de diagnóstico para fazer exame ultrassom para os rins. “Eu fico feliz porque as vezes o que a gente ganha não dá nem comprar um remédio, imagina para fazer ultrassom. A gente vem, é bem atendido e faz tudo de graça ”, disse.

Leia Também:  Terraplanagem onde será construída unidade do Hospital de Barretos

“Não temos muita condição de pagar exames, então essa é a oportunidade que temos, e isso é muito bom. Já fiz exame do coração e coluna, tudo de forma gratuita. Já fiz sete cirurgias, então sempre faço exames, tanto eu quanto minha família”, pontou a agricultora, Luziana Silva.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA