A etapa nacional está prevista para o período de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.

Por Mônica Araújo 

SAÚDE-DO-TRABALHADOR-580x823

A última etapa das conferências macrorregionais, em preparação para a 2ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, prevista para ocorrer em junho, será realizada em Rio Branco, nos dias 14 e 15 de maio, no Auditório do Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), para os municípios do Baixo Acre e Purus.

No Acre, a conferência é organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Conselho Estadual de Saúde (CES). O funcionamento das etapas macrorregionais é realizado por meio de oficinas, mesas de debate, grupos de trabalho e plenárias.

Durante o debate será abordado o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: Direitos de Todos e Dever do Estado”, tendo como proposta discutir a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, sugerir diretrizes para a definição da Política Estadual de Saúde do Trabalhador, elaborar propostas para cada macrorregião,  Estado e União, além de eleger os delegados das macrorregiões para a Etapa Estadual.

Para o vice-presidente do CES/Acre, Evandilson Alves, é importante que os trabalhadores participem das discussões para fortalecer o debate e garantir a implementação das políticas públicas na área trabalhista.

“Queremos mobilizar o maior número possível de trabalhadores do nosso estado, para juntos debatermos sobre os temas que nos afligem como servidores e trabalhadores, pois são nesses espaços democráticos que as políticas públicas são elaboradas. Além disso, durante a conferência estadual, vamos elaborar propostas para uma discussão nacional”, alertou Evandilson.