RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Ufac abre sua primeira turma do curso de doutorado

Depois de 50 anos de história, Ufac abre sua primeira turma do curso de doutorado

Publicados

Educação

Depois de 50 anos de história, Ufac abre sua primeira turma do curso de doutorado

Ufac precisou de cinco décadas para abrir o primeiro doutorado

ufacDepois de 50 anos de história, a Universidade Federal do Acre (Ufac) abre sua 1ª turma de doutorado. A informação é do site iG. Contando com 18 vagas – todas já preenchidas -, o curso de Produção Vegetal vai formar pesquisadores em temas como manejo florestal, agroecologia e genética das plantas. As aulas dessa primeira turma estão previstas para iniciarem na próxima segunda-feira (12). O site destaca a demora da universidade em abrir vagas para um curso de doutorado.

“Originalmente, criada em 1964, a atual Universidade Federal do Acre (Ufac) precisou de cinco décadas para abrir o primeiro doutorado oferecido exclusivamente pela instituição”, informa a publicação.

O site destaca que a criação dos primeiros cursos desse gênero, no país, ocorreu a partir da década de 1930, em instituições como a então Universidade do Rio de Janeiro (atual UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP).

Leia Também:  55% Dos Professores Dão Aula Sem Ter Formação Na Disciplina

“Só a USP, por exemplo, já possui mais de 200 cursos desde então”, afirma a publicação.

O site faz uma análise do panorama da pós-graduação brasileira, a fim de entender o tamanho das disparidades do quadro da produção científica no país.

“Só para se ter uma ideia, dos mais de 5,6 mil cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado ofertados no Brasil, 70% estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste. A região Norte possui apenas 253 cursos, o que representa cerca de 5% do total”.

De acordo com a publicação, se forem analisados apenas os cursos de doutorado, a situação é ainda mais crítica: só 3% dos quase 2 mil cursos estão na região Norte. “Os dados, atualizados agora em maio, são do Sistema Nacional de Pós-graduação da Capes, a agência de fomento ligada ao Ministério da Educação”.

O site afirma que a existência de desigualdades sociais, econômicas e históricas entre regiões e estados da Federação é uma das principais razões para a demora na criação do doutorado na Ufac. É o que informa Josimar Batista, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da universidade. Na Ufac, dos cerca de 670 professores, apenas 40% têm o título de doutor, afirma o pró-reitor.

Leia Também:  SEE convoca mais candidatos aprovados no último concurso

Kellyton Lindoso, Da ContilNet Notícias 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  Educação mobiliza Cruzeiro do Sul para nova fase do Quero Ler

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  55% Dos Professores Dão Aula Sem Ter Formação Na Disciplina

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA