RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Marquinhos (PMDB), preso há mais de 40 dias, por estupro no AC

TJ-AC negou por unanimidade o pedido de habeas corpus.

Publicados

Política

TJ-AC negou por unanimidade o pedido de habeas corpus.

Vereador será investigado pela Câmara de Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)

Vereador será investigado pela Câmara de Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)

Câmara quer ter acesso aos autos do processo para se posicionar.

O vereador Marcos Cândido da Silva, o Marquinhos (PMDB), preso há mais de 40 dias, suspeito de estupro e favorecimento à prostituição de menores em Cruzeiro do Sul, será investigado também por uma Comissão Especial de Investigação (CEI) que a Câmara de Vereadores da cidade deve criar na próxima quinta-feira (6).

O pedido de abertura da comissão é do vereador, Valdemir Neto (PT). “Eu já conversei com os vereadores e a maioria se prontificou em assinar o requerimento. Com a criação da comissão, a gente vai ter acesso aos autos do processo e com isso vamos nos posicionar. O parlamento não pode ficar omisso diante de uma situação dessas, precisamos dar uma resposta à sociedade e aos familiares das possíveis vítimas”, explica.

Valdemir Neto também não descarta um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar do vereador. “A nossa decisão é mais política, mas é claro que esse nosso julgamento não pode deixar de estar embasado em questões técnicas. A gente percebe que realmente existe algo de concreto, até porque a justiça negou recursos e mantém o vereador preso”, relata.

Leia Também:  Everaldo não repassa ao Banco o dinheiro descontado na folha de pagamento diz ver. Tereza

Na semana passada a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) negou por unanimidade um pedido de habeas corpus que havia sido impetrado pela defesa do vereador. Segundo a assessoria de comunicação do TJ-AC, as denúncias contra Marquinhos foram feitas por populares informando que o parlamentar mantinha relações sexuais com garotos menores de idade em troca de dinheiro.

“Durante o inquérito policial foi apurado que o acusado utilizava-se da rede social Facebook para aliciar menores para a prática de atos sexuais, oferecendo sempre em troca pagamento em dinheiro. Os fatos foram confirmados pelas vítimas, que atualmente têm 14, 17 e 18 anos de idade”, diz um trecho da publicação.

Sem conseguir o habeas corpus, o parlamentar pediu afastamento das funções por 30 dias. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Romário Tavares, o vereador Marquinhos pode pedir afastamento por até 120 dias e garante que ele não está mais recebendo salários pela Câmara. O vereador Valdemir Neto que pediu a criação da CEI, também vai pedir que seja empossado o suplente do parlamentar acusado dos crimes sexuais.

Leia Também:  Vídeo: Ex-prefeito Marcus Alexandre concede coletiva de imprensa e faz esclarecimentos a respeito da sua ida ao MDB

O advogado Frederico Felipe, que trabalha na defesa de Marcos Cândido da Silva, diz que ainda vai ter acesso a denúncia já apresentada pelo Ministério Público para saber que providências serão tomadas a partir de agora. “Nós tentamos primeiro a soltura pelo tribunal aqui no Acre e agora vamos avaliar a conveniência de levar aos tribunais superiores em Brasília. Pelo que nós percebemos se não fosse à figura do vereador, se fosse um cidadão comum, com certeza já estaria respondendo esse processo em liberdade”, conclui.

Genival Moura Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Everaldo não repassa ao Banco o dinheiro descontado na folha de pagamento diz ver. Tereza
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA